Publicado por: ccyeshuaemportugues | 31 de dezembro de 2014

A PARÁBOLA DO TRIGO E DO JOIO – Mateus 13

Wheat and tares (P)

Hoje vamos aprender uma outra parábola que Jesus ensinou a um grande número de pessoas. É a parábola sobre “O Trigo e o Joio”. 

Você se lembra, uma parábola é uma história simples que conta uma lição sobre o reino de Deus? Jesus contou parábolas para revelar a verdade para aqueles que queriam conhecê-Lo e esconder a verdade de quem não se importava.

 Aqui, novamente, encontramos o ensinamento de Jesus a partir de um barco no Mar da Galileia porque havia um grande número de pessoas que queriam ouvi-Lo. 

 1- w & t

Aqui está a parábola que Jesus ensinou: 

“O Reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo”, disse Ele. (v. 24)

2W & T

Certa noite, quando todos estavam dormindo,  veio um inimigo,

3 W & T

semeou no meio do trigo uma erva ruim, chamada joio, e depois foi embora. (v. 25)

Quando as plantas cresceram, e se formaram as espigas, o joio apareceu. (v.26) 

Aí os empregados do dono das terras chegaram e disseram: “Patrão, o senhor semeou sementes boas nas suas terras. De onde será que veio este joio?” (v. 27) — “Foi algum inimigo que fez isso!”, respondeu ele.

4 W & T

— E eles perguntaram: “O senhor quer que a gente arranque o joio? (v. 28) 

— “Não”, respondeu ele, “porque, quando vocês forem tirar o joio, poderão arrancar também o trigo. (v. 29) Deixem o trigo e o joio crescerem juntos até o tempo da colheita.

 

5a burning

Então eu direi aos trabalhadores que vão fazer a colheita: ‘Arranquem primeiro o joio e amarrem em feixes para ser queimado. 

6 Storehouse

Depois colham o trigo e ponham no meu depósito.’ (v. 30) 

Após esta parábola, Jesus contou outra história e, quando terminou, todos eles foram para casa e Jesus também foi para uma casa.

7 W & T

Quando Ele chegou lá, “os discípulos chegaram perto Dele e perguntaram: — Conte para nós o que quer dizer a parábola do joio. (v. 36) 

Interessante, ninguém da multidão perguntou a Jesus para explicar a parábola. Porque você acha que ninguém lhe perguntou sobre a parábola? Talvez eles estavam envergonhados e não queriam que ninguém pensasse que eles não entendiam o que Jesus estava dizendo. 

É triste pensar em quantas pessoas podem ter ido para casa naquele dia, sem compreender a parábola porque ou eles estavam com vergonha de pedir ou eles tinham muito orgulho para admitir que eles não entenderam.

 8 W & T

Os discípulos, porém, não estavam encabulados de perguntar a Jesus o significado da parábola. Eles sabiam que Ele lhes daria a resposta. 

A Palavra de Deus, a Bíblia, tem todas as respostas para as questões importantes da vida. Você sabia disso? Jesus quer que nós nos acerquemos a Ele com todas as nossas perguntas, e Ele nos ajudará a entender tudo o que pedimos. 

Em seguida, Ele contou o que a história significava: 

Aquele que semeia as sementes boas é o Filho do Homem – v. 37. 

9 W & T

Você sabia que Jesus é o Filho do Homem? Sim Ele é quem planta a boa semente. Quando alguém pede a Jesus para ser o seu Senhor e Salvador, eles estão pedindo-Lhe para plantar a boa semente em seu coração. 

Então Ele continuou: O campo é o mundo. As sementes boas são as pessoas que pertencem ao Reino – v. 38a.

 10 Christians in the world

Deus planta cristãos em todo o mundo. O mundo é como um grande campo aonde Deus planta boa semente. Estes são os verdadeiros cristãos que pertencem a Jesus e um dia vão estar com Ele no céu e vão passar a eternidade com Ele. 

Os joios são as pessoas que pertencem ao Maligno. O inimigo que semeia o joio é o próprio diabo – vs. 38b-39a.

 11 fighting

O joio são pessoas que não conhecem a Deus e não querem nada a ver com Jesus. Eles estão sempre brigando e são mentirosos como o diabo. 

O joio sige as coisas do mundo. Lêem livros sobre bruxaria, feitiços e magia, como Harry Potter e jogam jogos como o tabuleiro Ouija e outros jogos violentos que um verdadeiro cristão não iria jogar

 12 Bible

porque eles amam a Deus e a Bíblia nos diz para não fazer essas coisas. 

Assim como o joio, muitas pessoas vêm à igreja, e eles parecem ser cristãos. Eles participam de atividades cristãs. Eles até dizem que são cristãos, mas eles não são. Por quê? É porque nunca pediram a Jesus para ser seu Salvador e Senhor de sua vida, e seu comportamento não reflecte o amor de Deus.

 13 church going

Eles não obedecer o que a Bíblia diz, e continuar a fazer as coisas ruins que todo mundo faz. 

A colheita é o dia do julgamento. E os que fazem a colheita são os anjos – v.39b. 

Assim, os servos foram orientados a deixar as ervas daninhas no campo para que não danificar o bom trigo. A razão é que Deus tem um plano para um dia no futuro, quando Ele vai julgar as pessoas que não querem seguir e obedecer-Lhe.

 14 Judgement

 

O joio é colhido e queimado no fogo. É assim que vai ser no dia do julgamento – v. 40. 

O Filho do Homem (Jesus) mandará os seus anjos, e eles juntarão e tirarão do seu Reino todos os que fazem com que os outros pequem e também todos os que praticam o mal – v. 41. 

Um dia Deus separará dos joios. Quando Ele voltar, Ele vai acertar tudo. Agora vivemos em um mundo com um monte de pessoas más. Mas Deus enviará os anjos para arrancar todo o joio e jogá-los no fogo.

15 eternal fire

Pessoas más como o joio não podem entrar no céu. 

E Jesus continuou: Então o povo de Deus brilhará como o sol no Reino do seu Pai – v. 43a. 

Então, nós que amamos Jesus e O obedecem brilharemos como o sol.

 16 shining sun

E Jesus termina de contar a história aos seus discípulos, dizendo-lhes. “Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam e entendam” – v. 43b. 

O que você acha que Ele estava dizendo para eles? Bem, devemos ouvir o que a Bíblia diz. Nós também devemos obedecer à nossos pais, nosso professor de escola dominical e todos aqueles que amam Jesus. 

Um dia, todos os verdadeiros cristãos irão para o céu para viver com Deus. Nossa oração é que você seja parte dessa grande multidão no céu.

 17 listening

Lembre-se – “Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouça e entenda.”

* * * * * * *

Adeus, até a próxima vez. Até lá, lembre-se de dizer as suas orações obedeça a sua mamãe e papai e não se esqueça de ir para a igreja e escola dominical no próximo domingo.  

* * * * * * * 

final portugues 1

PORTUGUESE

final portugues 2

* * * * * * *


Deixe um comentário

Categorias