Publicado por: ccyeshuaemportugues | 26 de janeiro de 2024

OS CONSTRUTORES SÁBIOS E TOLOS – Lucas 6:46-49

1 Sébio e tolo - Marcos 16 vs 19 (P)

Na descrição desta parábola feita por Lucas (Lucas 6:46-49), Jesus começa fazendo a pergunta: “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que Eu digo?”

Nesta ocasião Jesus está ensinando as multidões em uma parábola. Então, o que é uma parábola? É uma história simples que dá um exemplo do que devemos e não devemos fazer.

Aqui Jesus lhes fala sobre “os construtores sábios e os tolos”. 

Em Israel, havia vales baixos e ravinas que tinham sido expostas à água das chuvas e das tempestades. Durante fortes chuvas, estes lugares se tornaram rios cheios que levavam tudo em seu caminho.

Um construtor tolo constrói sua casa sem pensar nos perigos que poderia enfrentar. Ele só quer um lugar onde seja fácil e rápido para construir.

O construtor sábio, por outro lado, planejaria cuidadosamente a sua casa. Ele se certifica de ter uma base sólida que mantenha sua casa no lugar quando o tempo piorasse. 

Então aqui está a história que Jesus contou ao povo. Todo aquele que vem a Mim e ouve as Minhas palavras e as coloca em prática, Eu lhes mostrarei como elas são.

Eles são como um homem que constrói uma casa, que cavou fundo e lançou os alicerces na rocha. Quando veio a enchente e a chuva forte, aquela casa não pôde ser abalada, porque estava bem construída. 

O primeiro homem era muito sábio. Ele pensou cuidadosamente sobre o tipo de casa que queria construir. Ele queria uma casa que fosse forte. Se surgisse um vento ou chuvas fortes, ele não queria que sua casa desmoronasse ou fosse levada pela água. Este homem sábio sabia que a parte mais importante de uma casa são os alicerces. A fundação é a primeira coisa que é construída. É o fundo da casa. A fundação tem que ser robusta e forte para construir uma boa casa. 

O sábio procurou em todos os lugares e encontrou o lugar perfeito. Ele encontrou uma pedra enorme que seria um ótimo lugar para cavar os alicerces da casa. Ele trabalhou duro cavando e lascando a rocha até que o alicerce fosse do tamanho perfeito para sua casa. Então ele construiu sua casa sobre a rocha.

Depois que ele terminou, ele morou na casa. Muitas vezes vieram tempestades, ventos sopraram e as chuvas caíram, mas o sábio morou confortavelmente em sua casa. Ele não se preocupou com as tempestades porque construiu sua casa sobre a rocha.

Mas quem ouve as minhas palavras e não as põe em prática é como um homem que construiu uma casa na areia sem alicerces.

 

Este homem era tolo. Ele não pensou cuidadosamente sobre o tipo de casa que deveria construir, somente encontrou um lugar plano e começou a construir. Ele construiu sua casa na areia, e esta casa não tinha alicerce, pois ele não planejou e só queria construir uma casa o mais rápido que pudesse.

 

Quando o tolo terminou a casa, ele se mudou. Adivinhe o que aconteceu quando veio a primeira tempestade? Os ventos sopraram e as chuvas caíram e a casa do tolo desabou.

 

Depois que Jesus contou a parábola, ele explicou ao povo o que a parábola realmente significava. Ele disse que o homem sábio era como alguém que ouviu as instruções de Jesus e depois as seguiu. As instruções de Jesus são sempre certas. Quando uma pessoa constrói sua vida ouvindo e obedecendo às palavras de Deus, ela está construindo numa base sólida e quando as coisas acontecem ela pode confiar em Jesus como sua rocha.

 

O tolo, porém, ouviu as instruções, mas não as seguiu e quando as chuvas chegaram ele perdeu tudo. Pois, no momento em que a torrente deu contra aquela casa, ela caiu, e a sua destruição foi completa.

 

Quando Jesus terminou de dizer todas essas coisas ao povo, foi para Cafarnaum. 

As pessoas ficaram maravilhadas com a parábola que Jesus ensinou e estavam felizes porque do jeito que Ele contou esta foi bem fáceis de entender.

Então o que você vai fazer? Você vai ouvir e obedecer a Jesus ou será como o construtor tolo que construiu na areia e perdeu tudo? Eu sei o que vou fazer; vou seguir Jesus porque Ele é minha rocha e meu alicerce. 

* * * * * * * 

Adeus, até a próxima. Até lá, lembre-se de dizer que suas orações obedecem a sua mãe e papai e não se esqueça de ir para a igreja e a escola dominical na próxima semana. 

* * * * * * *

PORTUGUESE

* * * * * * *


Deixe um comentário

Categorias