Publicado por: ccyeshuaemportugues | 20 de dezembro de 2014

A VIDEIRA E OS RAMOS – João 15:5-8

1 I am the vine you are the branches with Jesus (P)

Certa manhã, quando Mateus estava fora no jardim, ele notou uvas na videira que sua mãe tinha plantado. Quando ele olhou para a videira e viu os ramos segurando os cachos de uvas deliciosas, ele pensou no que ele tinha aprendido na escola dominical.

 2 grape vine

A professora de Mateus contou para ele que Jesus é a videira verdadeira, e que Deus, Seu Pai é o lavrador. Que o jardineiro, corta todos os ramos que não dão fruto, enquanto que todo o que dá fruto Ele poda para que ele seja ainda mais frutífero. 

Jesus contou essa história para Seus discípulos para ensinar-lhes a importância de estarem unidos a Ele. 

Ela explicou às crianças que “permanecer unidos em Jesus” é fazer o que Ele diz, o que significa a obedecê-Lo. 

Mateus se lembrou que a senhorita Kim tomou tempo para ter certeza que todos entenderam o que ela havia ensinado. 

3 Questions

Aqui estão algumas das perguntas que ela fez: 

Quem é a videira? E imediatamente Mateus levantou a sua mão e respondeu eu sei, eu sei. “O Senhor Jesus Cristo é a videira”. Muito bom Mateus esta é a resposta certa. 

Agora, ela tinha outra pergunta: quem são os ramos? Mateus sabia a resposta, mas deixou Santiago responder. “Nó somos”, disse ele, porque nós estamos unidos a Jesus. Certo disse a senhorita Kim.

 4 grapevine

O que diz a lição que vai acontecer a uma pessoa, que escuta e faz o que o Senhor, ensina? “Ela dá muito fruto”, responderam as crianças. Excelente!

 

5 cut out of the vine

E o que acontece com as pessoas que não se quedam unidas ao Senhor? Mais uma vez, Mateus disse: “Eles são cortados da videira.” Certo! 

Aqui está uma última pergunta, se obedecermos a Seus ensinamentos, e Lhe pedimos por alguma coisa, o que vai acontecer? E mais uma vez todos responderam: “Receberemos tudo o que pedimos.” Louvado seja Deus disse a senhorita Kim, todos vocês entenderam esta lição muito bem.

 5b coloring grapes

Agora vamos ter um pouco de diversão e colorir algumas fotos da videira e dos ramos e pintar um monte de cachos de uvas. Nós já aprendemos que dar frutos significa obedecer ao Senhor por escutar à Deus e também obedecer à sua mãe e pai. Significa, também, para ser gentil um com o outro e ser obedientes e muitas outras coisas. 

Jesus quer que nós produzimos muitas frutas. Boas frutas como ser gentil, generoso e leal. Acima de tudo, Ele quer que amamos uns aos outros como Ele nos amou.

6 grape vine border

Mateus estava tão entusiasmado sobre a história que quando chegou em casa, ele correu e deu uma boa olhada na videira, examinando-a com cuidado. Ele podia ver que havia muitos cachos de uva na videira e ele pensou que de acordo com a Bíblia esta deve ser um muito boa videira.

 7 grape vine

A mãe de Mateus estava observando-o e podia ver que ele estava bem pensativo, de modo que ela perguntou ao seu filho o que ele estava pensando, e Mateus countou-lhe tudo sobre a videira e os ramos. 

Bem disse sua mãe. Na primavera passada, quando vi muitos ramos brotando folhas, eu também notei que havia alguns galhos que estavam mortos. Eles eram frágeis e não tinham vida, então eu cortei os ramos mortos para que a seiva fosse para os ramos saudáveis e eles poderiam produzir muito muitas uvas.

 

8 pruning the vine

Se eu tivesse deixado os ramos mortos na videira, ela não teria produzido tão bem. 

Mãe, vamos à igreja no próximo domingo? Sim filho, você realmente gosta da sua classe? Sim, mãe, eu gosto muito. Minha professora vai nos ensinar um pouco mais sobre a história da videira e dos ramos.

 9 grape vine

Assim quando o domingo de manhã chegou Mateus se aprontou para ir a igreja. Uma vez lá, ele foi direto para a sua classe e ansiosamente esperou com todas as outras crianças por sua professora para começar a história.

 9b learning at church

Vocês todos se lembram da história da semana passada? “Sim”, responderam as crianças. Bem, vamos continuar. 

O Senhor é chamado de videira porque uma videira é o que dá vida aos ramos. A videira leva água e comida para os ramos para mantê-los vivos e saudáveis. Sem a videira, os ramos não podem viver. Eles secariam e morreriam, assim como nós nos tornariamos muito fracos e morreriamos se o Senhor não nos daria vida a cada momento.

 10 grapes

Então, o que devem os ramos de uma videira fazer quando eles estão vivos e saudáveis? “Produzir frutos”, responderam as crianças. E nós devemos produzir frutos também. O fruto, que o Senhor quer que nós produzimos, são como ser gentil, generoso e fiel. E como aprendemos na semana passada, Ele quer que amamos uns aos outros como Ele nos amou. 

Quando fazemos coisas boas, devemos lembrar que o Senhor é Aquele que envia essa bondade para nós. Podemos fazer isso por conta própria? De jeito nenhum. Assim como uma lâmpada não pode dar luz antes de ser ligada na tomada elétrica, da mesma maneira os ramos devem estar unidos à videira antes que eles possam produzir frutos. Temos de ficar ligados a Jesus para produzir o bom fruto que Deus espera de nós. 

A senhorita Kim disse para as crianças pensarem sobre uma videira. Mateus imediatamente estava pensando na vinha no seu jardim.

 11 grape-vine

Se você cortar um ramo da videira, o que acontece com ele? Será que ele se mantém vivo e saudável? Ele pode dar frutos? Não, ele murcha, fica seco, e morre e não é bom para nada a não ser para fazer fogo. 

Quando oramos, devemos pedir ao Senhor que nos ajude a produzir uma grande quantidade de frutas todos os dias. O que vocês acham? “Sim senhorita Kim esta é uma ótima idéia”, responderam todas as crianças.

 12 kids praying

Então, vamos ter um momento para orar e pedir ao Senhor que nos faça ser fortes ramos que carregam muitos frutos. 

Querido Pai, ajuda-nos a lembrar que é preciso ficar unido a Jesus, se vamos produzir o tipo de fruta que Você espera de nós. Obrigada em nome de Jesus. Amém. 

Agora vamos jogar um jogo e vamos cada um nomear uma ação boa que podemos fazer.  

 13 kids asking questions

Quem tem uma idéia do que significa fazer uma boa ação? 

Mateus imediatamente teve uma idéia, então ele levantou a mão e disse a todos o que ele pensava que seria uma boa ação.

 14 helping mom with washing clothes

Ajudar a minha mãe com lavar a roupa

 15 helping mom fold clothes

 

Ajudar minha mãe dobrar a roupas disse Maria

 16 practicing the piano for church

Praticando o piano para tocar na igreja para o coro das crianças disse Sandra

 17 sweeping his room

 Varrendo o meu quarto, disse Daniel

 18 reading to younger children

Lendo e compartilhando a Escritura disse Marta

 19 washing the dog

 Lavando o cachorro disse Santiago

 20 practicing singing

Cantando para aqueles que não podem vir à igreja disseram as outras crianças

Estas são muito boas ideias. Agora vamos fazer um repasso do que aprendemos: 

  • Jesus é a videira
  • Nós somos os ramos
  • Nós damos frutos quando somos fiéis ao chamado de Deus para amá-Lo e uns aos outros.
  • Ramos que secam, e que não dão fruta são cortados e queimados. E nós não queremos ser esse tipo de ramos, certo? “Certo”.
  • Deus nos ama, mas às vezes temos coisas em nossas vidas que nos impedem de florir, e se não há flores para as abelhas polinizar, não produzimos frutos.
  • Como cristãos estamos unidos a Jesus, a Deus e a uns aos outros.
  • O desejo de Deus é para nós crescer e produzir muito fruto.
  • Deus nos poda porque Ele nos ama.

21 grapevine border

Vocês todos entenderam a história do que Jesus estava dizendo. Alguém tem alguma dúvida? “Não”, disseram  as crianças, nós entendemos. 

Então, vamos repetir o nosso versículo novamente:

 20b Open Bible

“Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada.

Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados. Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem.

E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos. (João 15:5-7)

 

4 grapevine

Bem, eu tenho uma tarefa para cada um de vocês, disse a professora. Eu quero que você conte esta história a um amigo ou um vizinho esta semana.

 22 kids reading the Bible

Mateus, você pode até mostrar a alguém a sua videira e deixá-los ver exatamente o que você está dizendo. “Essa é uma ótima idéia senhorita Kim!”

 23 grapes

Na próxima semana, quando nós nos reunirmos de novo, cada um de vocês pode me contar como o Senhor te usou para contar a alguém sobre Ele. 

Antes de sair eu tenho uma surpresa para vocês. Um copo grande de suco de uva espremido fresco, que eu preparei para vocês nesta manhã.

 24 grape juice

Que surpresa deliciosa disse Mateus. Obrigada senhorita Kim. 

Olha mamãe e papai o que aprendemos. Temos até uma tarefa para esta semana. 

Meu melhor amigo Santiago e eu vamos contar a alguém sobre esta bela história, você vai nos ajudar? Sim, nós vamos! 

Adeus disse senhorita Kim, tenham uma semana maravilhosa e que Deus os abençoe.

25 grape vine border

Autor: Helena Russell 

Mission Venture Ministries em Português

* * * * * * *

Adeus, até a próxima vez. Até lá, lembre-se de dizer as suas orações obedeça a sua mamãe e papai e não se esqueça de ir para a igreja e escola dominical no próximo domingo.  

* * * * * * * 

final portugues 1

PORTUGUESE

final portugues 2

* * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: