Publicado por: ccyeshuaemportugues | 5 de janeiro de 2019

A CONVERSÃO DE SAULO – Atos 9:1-30

Saulo era um homem muito zangado que perseguia os cristãos. Ele era um fariseu judeu e não acreditava em Jesus Cristo como o Messias.


Os judeus odiavam os cristãos e tentavam matá-los a cada chance que tinham. Saulo tinha acabado de estar presente no apedrejamento de Estêvão, que amava a Jesus e estava pregando aos judeus sobre Ele quando o apedrejaram até a morte.


Após a morte de Estêvão, os cristãos em Jerusalém sofreram tanto que muitos deixaram para encontrar novos lugares aonde viver. Alguns viajaram para o norte até a cidade de Damasco.


Saulo, no entanto, não ia deixar isso acontecer, então ele foi até o Sumo Sacerdote e pediu por documentos que lhe dariam permissão para ir a Damasco e prender qualquer um daqueles que cressem em Jesus.

Os documentos foram entregues a Saulo e ele partiu para Damasco.


Ao se aproximar da cidade, de repente uma luz do céu passou ao seu redor e ele caiu no chão. Ele ouviu uma voz dizendo: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?”


“Quem é você, Senhor?”, Perguntou Saulo. “Eu sou Jesus, a quem você está perseguindo”, respondeu a voz. “Agora, levante-se e vá para a cidade, e você será informado do que deve fazer.”


Os homens que viajavam com Saulo ficaram ali sem palavras. Eles ouviram o som, mas não viram ninguém. Saulo levantou-se, mas quando ele abriu os olhos ele não podia ver, ele estava cego.


Então levaram Saulo pela mão a Damasco. Lá ele permaneceu, cego, por três dias, e não comeu nem bebeu coisa alguma.



Em Damasco havia um discípulo de Jesus Cristo chamado Ananias. O Senhor chamou a ele em uma visão, “Ananias!” “Sim, Senhor”, ele respondeu.


“Vá à rua Direita, à casa de Judas. Ao chegar, pergunte por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está orando neste momento. Eu mostrei para ele numa visão um homem chamado Ananias chegando e impondo as mãos sobre ele para que voltasse a enxergar.”


“Senhor”, respondeu Ananias, “, ouvi muita gente falar das coisas horríveis que esse homem vem fazendo ao teu povo santo em Jerusalém. E ele tem autorização dos principais sacerdotes para prender todos que invocam o teu nome!”


Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Eu escolhi Saulo para proclamar meu nome não apenas aos judeus, mas também aos gentios (não-judeus) e aos reis, bem como ao povo de Israel. E eu mostrarei a ele quanto deve sofrer por Meu nome.”


Então Ananias foi até a casa e colocou as mãos em Saulo. “Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho para cá, me enviou para que você volte a enxergar e fique cheio do Espírito Santo.” 

Imediatamente, algo como escamas caiu dos olhos de Saulo e ele pôde ver. Saulo levantou-se e foi imediatamente batizado por Ananias.



Depois disto ele comeu um pouco de comida e recuperou sua força.


Saulo passou vários dias com os discípulos em Damasco – as mesmas pessoas que ele havia vindo para prender.


E ele imediatamente começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus.


Aqueles que ouviam ficaram surpresos e perguntaram: “Não é esse o homem que causou tanta destruição entre os que invocavam o nome de Jesus em Jerusalém?” “E não veio aqui para levá-los como prisioneiros aos principais sacerdotes?”

Mas Saulo poderosamente explicou a eles que Jesus é o Messias. Alguns dias depois, alguns judeus que eram contra Jesus conspiraram para matar Saulo. Eles estavam planejando fazer a mesma coisa que Saulo veio fazer em Damasco, mas agora era ele quem eles procuravam.


Eles vigiavam os portões da cidade na esperança de pegá-lo e matá-lo. Mas Saulo descobriu seus planos.


Então, os amigos de Saulo o levaram de noite e o abaixaram em um grande cesto pela muralha da cidade para que ele pudesse escapar.


Depois que Saulo saiu de Damasco, ele retornou a Jerusalém, onde ele tentou se juntar aos discípulos. Mas todos eles tinham medo dele, porque não acreditavam que ele realmente fosse um discípulo.


No entanto, Barnabé explicou que Saulo era agora um cristão, e como ele havia pregado em Damasco que Jesus é o Filho de Deus. Então os apóstolos receberam Saulo e ele começou a falar corajosamente sobre Jesus em Jerusalém.



Mas novamente, quando ele começou a contar sobre Jesus em Jerusalém, eles tentaram matá-lo lá também.


Para proteger Saulo, os crentes o levaram para o porto de Cesareia e o enviaram de volta para sua cidade natal de Tarso. Saulo era seu nome judaico, mas como cidadão romano ele também tinha o nome latino que era “Paulo”.

O apóstolo Paulo desde então sofreu muitas perseguições. Em vez de ser a pessoa que feriu outros cristãos, ele foi perseguido por amor a Cristo.

Deus tinha um trabalho especial para Paulo, e Ele pode ter um ótimo trabalho para você fazer também. Portanto, esteja preparado e aproveite sempre todas as oportunidades para aprender mais sobre Jesus Cristo, que é nosso Senhor e Salvador.

*******

Adeus, até a próxima vez. Até lá, lembre-se de dizer as suas orações obedeça a sua mamãe e papai e não se esqueça de ir para a igreja e escola dominical no próximo domingo.

*******

 

*******

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: