Publicado por: ccyeshuaemportugues | 19 de junho de 2018

O BEZERRO DE OURO – Êxodo 32 – 34

Enquanto Moisés estava na montanha antes de descer com os 10 mandamentos que Deus lhe havia dado, as pessoas esqueceram o que haviam prometido. Apenas alguns dias depois de terem ouvido a poderosa voz de Deus e visto a Sua glória e poder, elas voltaram novamente para os seus caminhos perversos e enganadores. 

Ouvir a lei do Deus Todo-Poderoso não mudou essas pessoas. Eles ainda eram pecadores e rebeldes. O propósito dos mandamentos era para mostrar às pessoas a santidade de Deus e como viver corretamente. A lei em si não poderia mudar seus corações.

 

Agora, já que Moisés estava demorando e estava no Monte Sinai por 40 dias e noites as pessoas abaixo se perguntavam se ele voltaria.

 

Eles vieram a Aarão e exigiram: “Não sabemos o que aconteceu com Moisés. Venha, faça para nós deuses que nos conduzam.”

 

Aarão disse a eles que tirassem os brincos de ouro que as mulheres e as crianças usavam e os entregassem para que pudessem ser derretidos para fazer um ídolo.

 

O ouro foi derretido e moldado em um bezerro de ouro. 

As pessoas responderam declarando: “Estes são os nossos deuses que nos tiraram do Egito”.

 

Vendo isso, Araão edificou um altar diante do bezerro e anunciou: “Amanhã haverá uma festa dedicada ao Senhor”.

Na manhã seguinte, ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão. O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra enquanto dançavam e adoravam o bezerro de ouro.

 

Enquanto isso, Moisés, que ainda estava no alto do Monte Sinai, foi instruído por Deus. “Desça imediatamente. As pessoas que eu tirei da terra do Egito, fizeram um terrível pecado.” 

“Muito depressa se desviaram daquilo que lhes ordenei e fizeram um ídolo em forma de bezerro, curvaram-se diante dele, ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: ‘Eis aí, ó Israel, os seus deuses que tiraram vocês do Egito.’” 

Deus ficou tão bravo com a desobediência deles que disse a Moisés que queria destruí-los.

 

Mas Moisés implorou ao Senhor seu Deus. Moisés disse: “Senhor, não deixe sua raiva destruir seu povo. Você trouxe essas pessoas para fora do Egito com seu grande poder e força. Não deixe o povo do Egito dizer: “O Senhor tirou os israelitas do Egito. Mas ele planejava matá-los nas montanhas e destruí-los da terra. Então pare de ficar com raiva. Não destrua seu povo.”

 

Então Moisés desceu a montanha. Em suas mãos ele tinha as duas tábuas de pedra com os mandamentos sobre elas. Os comandos foram escritos em ambos os lados de cada pedra. O próprio Deus havia feito as pedras. E o próprio Deus havia escrito os mandamentos nelas.

 

Na metade do caminho, Moisés encontrou, que estava esperando por ele. “Parece que há uma guerra no acampamento”, disse Josué. “Não é o som da vitória ou da derrota”, respondeu Moisés. “Eu ouço o som de canções!”

 

Quando Moisés chegou perto do acampamento, viu o bezerro de ouro e a dança.

Ele ficou muito bravo e jogou as tábuas no chão, ao pé do monte, quebrando-as.

Então Moisés pegou o bezerro que o povo havia feito e o queimou no fogo. Então ele moeu a estátua em pó, a espalhou na água e fez com que os israelitas a bebessem.

 

Moisés virou-se para Aarão e disse. “O que essas pessoas fizeram com você, que você as levou a uma pecado tão grande?” E Aarão respondeu: “Não te enfureças, meu senhor; tu bem sabes como esse povo é propenso para o mal. Eles me disseram: ‘Faça para nós deuses que nos conduzam, pois não sabemos o que aconteceu com esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito’. Então eu lhes disse: Quem tiver enfeites de ouro, traga-os para mim. O povo me trouxe o ouro, eu o joguei no fogo e surgiu esse bezerro!” 

  • Como vemos Aarão e as pessoas já haviam quebrado o primeiro mandamento, que eles receberam tão recentemente que diz: Você não deve ter outros deuses além de mim.
  • E agora Aarão estava quebrando o nono mandamento que diz que não devemos mentir.

 

Moisés parou na entrada do acampamento e disse: “Quem é pelo Senhor, junte-se a mim”.

 

E todo o povo da família de Levi se reuniu em torno de Moisés. Moisés disse-lhes que pegassem suas espadas e cumprissem o castigo de Deus contra aqueles que O desobedeceram.

 

Moisés convocou o restante do povo e lhes disse. “Vocês cometeram um grande pecado, mas eu vou subir a montanha e falar com Deus.”

 

Moisés subiu a montanha de volta para pedir a Deus que perdoasse o seu povo por sua desobediência.

Deus disse a Moisés que aqueles que haviam adorado o bezerro de ouro seriam punidos com uma praga, mas o restante seria levado à terra que Deus prometera dar a eles.

 

O Senhor disse a Moisés: “Corte duas tábuas de pedra como as primeiras. Nelas escreverei as mesmas palavras que estavam nas tábuas que você despedaçou. Esteja pronto amanhã cedo para subir ao Sinai e apresentar-se diante de mim no topo do monte. Ninguém deve acompanhá-lo. Aliás, ninguém deve aparecer em parte alguma do monte. Não permita sequer que os rebanhos pastem próximo ao monte”.

 

Moisés cortou as duas tábuas de pedra como as primeiras. Logo de manhã, subiu ao monte Sinai conforme o Senhor havia ordenado, levando nas mãos as duas tábuas de pedra. Então o Senhor desceu em uma nuvem e ficou ali com Moisés. 

Quando lemos os 10 mandamentos, realizamos o quão santo é Deus e quão pecaminoso nós somos. Para sermos perdoados, devemos nos dirigir em fé ao seu filho Jesus, que pagou a penalidade pela quebra da lei, assim como os israelitas fizeram. A Bíblia diz que “a lei foi como um educador que nos conduziu até Cristo. Aí por meio da fé, pudemos estabelecer a nossa relação com Deus.” Gálatas 3:24 

* * * * * * * 

Adeus, até a próxima vez. Até lá, lembre-se de dizer as suas orações obedeça a sua mamãe e papai e não se esqueça de ir para a igreja e escola dominical no próximo domingo. 

* * * * * * *

final portugues 1

PORTUGUESE

final portugues 2

* * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: