Publicado por: ccyeshuaemportugues | 1 de dezembro de 2017

MOISÉS E OS 10 MANDAMENTOS – Êxodo 19 – 20

Os israelitas haviam viajado no deserto por cerca de 3 meses, quando finalmente chegaram ao Monte Sinai.

O Monte Sinai uma grande montanha se erguia no meio do deserto. Estava perto do lugar onde Moisés viu o sarça ardente.

Foi aí que os israelitas acamparam, diretamente em frente à montanha.

Deus falou com Moisés do monte e disse-lhe. “Não deixe que as pessoas toquem esta montanha. Este é um lugar sagrado. Logo todo o mundo me verá vir ao topo de montanha.”

Lembre-se que Moisés já tinha mais de 80 anos de idade quando tudo isso estava acontecendo.

Então Deus falou com Moisés e disse-lhe para dizer aos israelitas que se preparassem para a vinda de Deus porque Ele iria aparecer e falar com eles.

Então, quando Moisés desceu da montanha, ele disse às pessoas que tomassem banho e limpassem todas as suas roupas em preparação da vinda do Senhor.

Ao obedecer, as pessoas estavam se preparando para ouvir palavras importantes de Deus. É muito importante para todos nós mostrar respeito a Deus quando Ele nos diz para fazer algo de acordo com o que a Bíblia nos diz.

Então todos foram dormir e esperaram.

Na terceira manhã depois de Moisés ter falado com Deus, os israelitas estavam dormindo quando, de repente, houve um grande rugido e um trovão sobre a montanha. Se alguém ainda estivesse dormindo, eles acordaram assustados e de repente.

Todos saíram das suas tendas para ver o que estava acontecendo, e a montanha estava envolta em fumaça. Deus desceu sobre ela em uma nuvem de fogo. Toda a montanha tremia violentamente e as pessoas ficaram aterrorizadas.

Uma trombeta começou a soar mais alta e mais forte.

Então Moisés falou com Deus e Ele respondeu com trovão. As pessoas tinham tanto medo que pensavam que iriam morrer. ‘Não deixe que Deus nos fale mais’, imploraram a Moisés.

Moisés então subiu e entrou na nuvem e na espessa escuridão na montanha; e Deus o chamou para o topo da montanha.

Moisés e Deus falaram juntos na montanha por quarenta dias. Deus falou sobre todas as leis que Israel deveria obedecer.

Deus também deu a Moisés duas tábuas de pedra onde o próprio Deus havia escrito os dez mandamentos que ele tinha dito para os israelitas quando ele apareceu no topo da montanha.

Vamos dar uma olhada e ver o que os 10 mandamentos dizem:

Você não deve ter outros deuses além de mim: O primeiro mandamento é colocar Deus em primeiro lugar. Isto significa que nada deve ser mais importante do que Deus – um hobby que você aprecia, a TV ou jogos de vídeo, dinheiro, nem os seus amigos e família não devem ser mais importantes do que Deus. 

Você não deve fazer ou ter qualquer ídolos ou estátuas: O segundo comando é adorar apenas Deus. Isto é como o primeiro mandamento em que Deus quer nosso amor, e Ele não quer que nos inclinemos e adoremos uma estátua apenas porque não podemos vê-lo. Em outras palavras, Deus é o único que devemos adorar. 

Você não deve tomar o nome do Senhor em vão. O terceiro mandamento é quebrado, o tempo todo. Deus nos ordena a usar seu nome com respeito. Muitas pessoas usam o nome de Deus como um palavrão. Deus quer que usemos o nome Dele quando estamos falando com Ele, ou contando a outros sobre Ele de uma forma agradável. Para usar Seu nome de outras maneiras é muito desrespeitoso e fere a Deus. 

Lembre-se de manter o sábado como um dia santo. O quarto mandamento nos diz que devemos lembrar o sétimo dia de Deus e mantê-lo santo. O Sétimo dia do Antigo Testamento foi sábado; muitos cristãos fazem sua adoração no domingo, o dia em que Jesus ressuscitou dos mortos. Os cristãos amam a Deus e O adoram todos os dias. 

Honre o seu pai e sua mãe: No quinto mandamento, Deus nos diz para respeitar nossos pais. Às vezes, você pode pensar que sabe o que é melhor, ou fica frustrado porque seus pais não deixam você fazer algo. Lembre-se de que seus pais já foram crianças, como você, e estão tentando mantê-lo seguro de não cometer os mesmos erros que eles fizeram.

Você não deve matar ou ferir ninguém. O sexto mandamento diz para não ferir a outros. Agora imagine por um minuto se todos no mundo inteiro obedecessem regra como Deus quer que nós o façamos. Nós provavelmente não teríamos nenhuma prisão e todos nos daríamos bem um com o outro.

Você deve manter suas promessas de casamento: O sétimo mandamento é para aqueles que estão casados. Deus nos diz para sermos fiéis no casamento. Ele quer que amemos apenas a nossa esposa ou marido e tratá-los com respeito. 

Você não deve roubar: O oitavo mandamento é não roubar. Isto significa que não devemos nos pegar ou levar algo que não nos pertence. E se o fizermos precisam devolvê-lo e pedir perdão. 

Você não deve dizer mentiras: O nono mandamento é não mentir. É sempre melhor dizer a verdade porque os pais sabem quando estão mentindo, e se você for pego, você terá problemas. O mais importante é que não devemos mentir porque a Bíblia nos diz que os mentirosos não irão para o céu. Lembre-se, Deus vê, ouve e sabe tudo o que fazemos. 

Você não deve ter inveja de outros: O décimo e último mandamento diz para não ter inveja de outros. Isso significa que não devemos desejar coisas que pertencem a outras pessoa. Sei que sempre há um novo brinquedo ou jogo – sempre há algo que queremos receber. É importante lembrar que essas coisas não são realmente importantes porque Deus é o mais importante de todos.

Lembre-se que o primeiro mandamento diz para colocar Deus primeiro!

Da próxima vez vamos ver o que aconteceu quando Moisés desceu da montanha para dar aos israelitas os dez mandamentos escritos pelo dedo de Deus nas tábuas de pedra.

* * * * * * *

Adeus, até a próxima. Até lá, lembre-se de dizer suas orações, obedecer sua mãe e seu pai e não se esqueça de ir à igreja e escola dominical na próxima semana. 

* * * * * * *

final portugues 1

PORTUGUESE

final portugues 2

* * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: