Publicado por: ccyeshuaemportugues | 4 de fevereiro de 2017

MOISÉS LEVA O POVO ATRAVÉS DO DESERTO EM DIREÇÃO DO SINAI – Êxodo 15:22 – 17:6

001-moses-food-water

Depois Moisés conduziu Israel desde o mar Vermelho até o deserto de Sur. Durante três dias caminharam no deserto sem encontrar água.

003-moses-food-water

Então chegaram a Mara, mas não puderam beber das águas de lá porque eram amargas. Esta é a razão porque o lugar chama-se Mara. E o povo começou a reclamar a Moisés, dizendo: — O que vamos beber?

005-moses-food-water

Moisés clamou ao Senhor, e este lhe indicou um arbusto.

006

Ele o lançou na água, e esta se tornou boa.

007-moses-food-water

Em Mara o Senhor lhes deu leis e ordenanças, e os colocou à prova, dizendo-lhes:

008-moses-food-water

“Se vocês derem atenção ao Senhor, o seu Deus, e fizerem o que ele aprova, se derem ouvidos aos seus mandamentos e obedecerem a todos os seus decretos, não trarei sobre vocês nenhuma das doenças que eu trouxe sobre os egípcios, pois eu sou o Senhor que os cura”.

009-a-moses-food-water

Depois chegaram a Elim, onde havia 12 fontes de água e 70 palmeiras.

010camping-by-7-springs

E acamparam junto àquelas águas.

011-moses-food-water

Então toda a comunidade de Israel partiu de Elim e chegou ao deserto de Sim, que fica entre Elim e o Sinai. Ate ai, já havia passado 75 dias depois que saíram do Egito.

012-moses-food-water

Agora mais uma vez, toda a comunidade de Israel reclamou a Moisés e Arão e lhes disseram: “Quem dera a mão do Senhor nos tivesse matado no Egito! Lá nos sentávamos ao redor das panelas de carne e comíamos pão à vontade, mas vocês nos trouxeram a este deserto para fazer morrer de fome toda esta multidão!”

014-moses-food-water

E Moisés orou e falou com o Senhor e Deus disse para Moisés, “Eu lhes farei chover pão do céu. O povo sairá e recolherá diariamente a porção necessária para aquele dia. Com isso os porei à prova para ver se seguem ou não as minhas instruções. No sexto dia trarão para ser preparado o dobro do que recolhem nos outros dias”.

015-moses-food-water

Assim Moisés e Arão disseram a todos os israelitas: “Ao entardecer, vocês saberão que foi o Senhor quem os tirou do Egito, e amanhã cedo verão a glória do Senhor, porque o Senhor ouviu a queixa de vocês contra ele. Quem somos nós para que vocês reclamem a nós?” Disse ainda Moisés: “O Senhor lhes dará carne para comer ao entardecer e pão à vontade pela manhã, porque ele ouviu as suas queixas contra ele. Quem somos nós? Vocês não estão reclamando de nós, mas do Senhor”.

 013-moses-food-water

Disse Moisés a Arão: “Diga a toda a comunidade de Israel que se apresente ao Senhor, pois ele ouviu as suas queixas”.

016-moses-food-water

Enquanto Arão falava a toda a comunidade, todos olharam em direção ao deserto, e a glória do Senhor apareceu na nuvem.

017-moses-food-water

E o Senhor disse a Moisés: “Ouvi as queixas dos israelitas. Responda-lhes que ao pôr-do-sol vocês comerão carne, e ao amanhecer se fartarão de pão. Assim saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus”.

16a-quail

No final da tarde, apareceram codornizes que cobriram o lugar onde estavam acampados e eles se saciaram.

018-moses-food-water

E ao amanhecer havia uma camada de orvalho ao redor do acampamento. Depois que o orvalho secou, flocos finos semelhantes a geada estavam sobre a superfície do deserto. Quando os israelitas viram aquilo, começaram a perguntar uns aos outros: “Que é isso?”, pois não sabiam do que se tratava.

 019-moses-food-water

E Moisés explicou: “Este é o pão que o Senhor lhes deu para comer. Assim ordenou o Senhor: ‘Cada chefe de família recolha quanto precisar: um jarro para cada pessoa da sua tenda’”.

020-moses-food-water

Os israelitas fizeram como lhes foi dito; alguns recolheram mais e outros menos.

022-moses-food-water

E cada um recolheu quanto precisava.

023-moses-food-water

“Ninguém deve guardar nada para a manhã seguinte”, ordenou-lhes Moisés.  Todavia, alguns deles não deram atenção a Moisés e guardaram um pouco até a manhã seguinte, mas aquilo criou bicho e começou a cheirar mal. Por isso Moisés irou-se contra eles.

Cada manhã todos recolhiam quanto precisavam, pois, quando o sol esquentava, aquilo se derretia.

024-moses-food-water

No sexto dia recolheram o dobro: dois jarros para cada pessoa; e os líderes da comunidade foram contar isso a Moisés, que lhes explicou: “Foi isto que o Senhor ordenou: ‘Amanhã será dia de descanso, sábado consagrado ao Senhor. Assem e cozinhem o que quiserem. Guardem o que sobrar até a manhã seguinte’”.

025-moses-food-water

E eles o guardaram até a manhã seguinte, como Moisés tinha ordenado, e não cheirou mal nem criou bicho. “Comam-no hoje”, disse Moisés, “pois hoje é o sábado do Senhor. Hoje, vocês não o encontrarão no terreno. Durante seis dias vocês podem recolhê-lo, mas, no sétimo dia, o sábado, nada acharão.”

026-moses-food-water

Apesar disso, alguns deles saíram no sétimo dia para recolhê-lo, mas não encontraram nada. Então o Senhor disse a Moisés: “Até quando vocês se recusarão a obedecer aos meus mandamentos e às minhas instruções? Vejam que o Senhor lhes deu o sábado; e por isso, no sexto dia, ele lhes dá pão para dois dias. No sétimo dia, fiquem todos onde estiverem; ninguém deve sair”. Então o povo descansou no sétimo dia.

027-moses-food-water

Então, por ordem do Senhor, toda a comunidade de Israel partiu do deserto de Sim, andando de um lugar para outro, conforme a ordem do Senhor. Acamparam em Refidim, mas lá não havia água para beber. Por essa razão queixaram-se a Moisés e exigiram: “Dê-nos água para beber”.

028-moses-food-water

Ele respondeu: “Por que se queixam a mim? Por que colocam o Senhor à prova?”

013-moses-food-water

Mas o povo estava sedento e reclamou a Moisés: “Por que você nos tirou do Egito? Foi para matar de sede a nós, aos nossos filhos e aos nossos rebanhos?”

029-moses-food-water

Então Moisés clamou ao Senhor: “Que farei com este povo? Estão a ponto de apedrejar-me!”

E o Senhor lhe respondeu: “Passe à frente do povo. Leve com você algumas das autoridades de Israel, tenha na mão a vara com a qual você feriu o Nilo e vá adiante.

Eu estarei à sua espera no alto da rocha do monte Horebe.

031-moses-strikes-the-rock

Bata na rocha, e dela sairá água para o povo beber”. Assim fez Moisés, à vista das autoridades de Israel.

032-moses-food-water

E a agua jorrou da rocha e todos puderam beber.

* * * * * * *

Até logo, até a próxima vez quando vamos ver o que aconteceu em seguida.

Até lá, lembre-se de dizer as suas orações obedeça a sua mãe e seu pai e não se esqueça de ir para a igreja e escola dominical no próximo domingo. 

* * * * * * *

final portugues 1

PORTUGUESE

final portugues 2

* * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: