Publicado por: ccyeshuaemportugues | 17 de julho de 2016

O ÊXODO DO EGITO E A TRAVESSIA DO MAR VERMELHO – Êxodo 12:31- 15:19

O Exodo do Egipto e a Travessia do Mar Vermelho

Você sabia que quando os israelitas saíram do Egito, havia cerca de 600.000 homens caminhado a pé? Isto não incluiu as mulheres e crianças. Assim, havia muitas pessoas que saíram do Egito.

1 exodus

Havia também muitas outras pessoas que não eram israelitas que foram com eles.

Você se lembra quando Joseph trouxe sua família para o Egito havia 70 pessoas que vieram viver com ele, e agora 430 anos mais tarde no dia em que terminaram os quatrocentos e trinta anos, todas as tribos do povo de Deus, provavelmente cerca de 3 milhões de pessoas saíram do Egito.

 2 exodus

Eles levaram um grande número de ovelhas, cabras e gado com eles.

 2 matzah

Eles também usaram a massa que tinham trazido do Egito e fizeram pães assados sem fermento. A massa não tinha fermento porque eles não tiveram tempo para preparar a comida antes da sua viagem.

 3 exodus

Moisés levava os ossos de José com ele, porque, antes de José morrer, ele havia feito os israelitas jurarem que fariam isso. Ele tinha dito: “Quando Deus os libertar, levem daqui os meus ossos com você para fora do Egito.”

 4 exodus camping

Assim o povo de Israel deixou Sucote e na primeira noite acamparam em Etã, onde começa o deserto.

 4 exodus cloud

Durante o dia o Senhor ia na frente deles numa coluna de nuvem, para lhes mostrar o caminho.

 5 exodus cloud night

Durante a noite Ele ia na frente deles numa coluna de fogo, para iluminar o caminho, a fim de que pudessem andar de dia e de noite.

A coluna de nuvem sempre ia adiante deles durante o dia, e a coluna de fogo ia durante a noite. 

——–

 6 Exodus Pharaoh back in Egypt

Neste meio tempo, você se lembra o que estava acontecendo no Egito? Bem, o Faraó e seus funcionários mudaram de idéia sobre deixar os israelitas ir. Eles disseram: “O que fizemos? Nós deixamos o povo de Israel ir! Perdemos nossos escravos e todo o trabalho que eles costumavam fazer para nós! “

 7 Exodus 600 charriots

Então Faraó preparou a sua carruagem e levou o seu exército com ele. Levou todos os carros de guerra do Egito, inclusive 600 dos melhores desses carros, cada um com um oficial no seu comando.

 8 exodus camping by red sea

E, eles foram atrás dos israelitas, com todos os seus cavalos, carros de guerra e cavaleiros, e os alcançaram onde eles estavam acampados, na beira do mar Vermelho, perto de Pi-Hairote e de Baal-Zefom. Esses locais com certeza tinham nomes estranhos você não acha?

 9 exodus see chariots coming

Derepente os israelitas olharam de onde tinham vindo, e viram o exército de Faraó vindo atrás deles. Havia tantos cavalos e carros que eles poderiam ver a poeira que está sendo elevada no ar do deserto e aterrorizados clamaram ao Senhor por ajuda.

 10 exodus blaming Moses

Mas aparentemente eles não confiavam muito em Deus e nem em Moisés, porque ficaram bravos e começaram a apontar o dedo à Moisés, e lhe disseram: “Foi por falta de túmulos no Egito que você nos trouxe para morrermos no deserto? O que você fez conosco, tirando-nos de lá? Já lhe tínhamos dito no Egito: Deixe-nos em paz! Seremos escravos dos egípcios! Antes ser escravos dos egípcios do que morrer no deserto!”

 11 exodus Moses

Moisés, porém, respondeu: “Não tenham medo! Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios. Mas vocês precisam manter a calma, porque o Senhor lutará por vocês.”

 12 Exodus - start moving

Então o Senhor disse a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Ordena aos filhos de Israel que sigam avante.”

 13 exodus - Moses raises staff

Levanta a tua vara, e estende a mão sobre o mar para dividir a água de modo que os israelitas possam atravessar o mar em terra seca. Eu vou endurecer o coração dos egípcios, e eles os perseguirão. Mas eu serei glorificado com a derrota do faraó e de todo o seu exército, com seus carros de guerra e seus cavaleiros. Em seguida, os egípcios saberão que eu sou o Senhor.”

 14 exodus - black cloud

Então o anjo de Deus, que normalmente viajava na frente dos Israelitas se moveu por trás deles. Além disso, a coluna de nuvem se retirou de diante do povo e se pôs atrás deles. Então, a nuvem veio entre os egípcios e os filhos de Israel. A nuvem escureceu tudo para os egípcios, mas deu luz aos filhos de Israel; desta maneira a nuvem manteve os Israelitas e os Egípcios separados durante a noite.

 15 exodus - water separates

Moisés estendeu a mão sobre o mar, como Deus o havia instruído e as águas se separaram.

16 exodus - walking thru the Red Sea

Um forte vento oriental soprou toda aquela noite e os israelitas atravessaram pelo meio do mar em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda.

 17 exodus - Pharaoh's army in the sea

Em seguida, os egípcios os perseguiram, e todos os cavalos, carros de guerra e cavaleiros do faraó foram atrás deles.

 18 exodus - Army soft ground

No fim da madrugada, do alto da coluna de fogo e de nuvem, o Senhor viu o exército dos egípcios e o pôs em confusão. Ele fez que as rodas dos seus carros começassem a ficar soltas, de forma que tinham dificuldade em conduzi-los.

 19 exodus - Army scared

E os egípcios ficaram com muito medo e gritaram: “Vamos fugir dos israelitas! O Senhor está lutando por eles, e contra nós”.

 20 exodus - Moses on the other side

E, como eles estavam chegando perto de onde Moisés estava de pé sobre uma rocha

21 exodus - Red Sea closes

o Senhor disse a Moisés: “Estenda a mão sobre o mar para que as águas voltem sobre os egípcios, sobre os seus carros de guerra e sobre os seus cavaleiros.” “Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e ao raiar do dia o mar voltou ao seu lugar.

 22 exodus - Chariot remains

Os egípcios tentaram fugir, mas o Senhor os afogou no mar e cobriu todos os carros e seus cavaleiros. Eles não tiveram chance, e nenhum deles sobreviveu. Mas o povo de Israel pôde atravessar o mar como por terra seca porque as águas formaram uma parede de ambos os lados da passagem. 

E, naquele dia o Senhor salvou os israelitas dos egípcios. E depois de tudo o que tinha acontecido os israelitas viram os egípcios mortos na praia do mar.

 23 exodus - Thanking God

Quando o povo de Israel viu o grande poder que o Senhor tinha usado contra os egípcios, eles temeram o Senhor. E confiaram no Senhor, e em Moisés, seu servo.

Em seguida, eles cantaram um cântico em honra ao Senhor, que é chamado o Cântico de Moisés.

 24 exodus - Miriam tamborin

E depois disso Miriam a irmã de Moisés e de Aaron pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando. E Miriam cantou para elas assim: “Cantem ao Senhor porque Ele conquistou uma vitória gloriosa; Ele jogou os cavalos e os cavaleiros dentro do mar.

E todos agradeceram a Deus pelo incrível milagre que Ele tinha realizado.

 * * * * * * *

Até logo, até a próxima vez quando vamos ver o que aconteceu em seguida.

Até lá, lembre-se de dizer as suas orações obedeça a sua mãe e seu pai e não se esqueça de ir para a igreja e escola dominical no próximo domingo. 

* * * * * * *

final portugues 1

PORTUGUESE

final portugues 2

* * * * * * *

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: