Publicado por: ccyeshuaemportugues | 17 de maio de 2015

MOISÉS E A SARÇA EM CHAMAS – Êxodo 3 e 4

1a burning bush

Quarente anos haviam passado e Moisés cuidava das ovelhas e das cabras de Jetro, o seu sogro, o sacerdote de Midiã, quando algo assombroso aconteceu. Ele tinha 80 anos agora.

 1b-moses-burning-bush

Um dia Moisés levou o rebanho para o outro lado do deserto e foi até o monte Horebe, o monte sagrado. Moisés se sentou para descansar e quando ele olhou para cima de repente viu um espinheiro que estava em fogo, porém não se queimava. Vou chegar mais perto para ver.”

002-moses-burning-bush

E ele pensou: “Que coisa esquisita! Por que será que o espinheiro não se queima?

Quando o Senhor Deus viu que Moisés estava chegando mais perto para ver melhor, ele o chamou do meio do espinheiro e disse:  Moisés! Moisés!

 003-moses-burning-bush

“Estou aqui”  respondeu Moisés.

E Deus disse: “Pare aí e tire as sandálias, pois o lugar onde você está é um lugar sagrado.”

 004-moses-burning-bush

E Deus continuou: “Eu sou o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Aí Moisés cobriu o rosto porque ficou com medo de olhar para Deus.

005-moses-burning-bush

Então o Senhor disse: “Eu tenho visto como o meu povo está sendo maltratado no Egito; tenho ouvido o seu pedido de socorro por causa dos seus feitores. Sei o que estão sofrendo.  Por isso desci para libertá-los do poder dos egípcios e para levá-los do Egito para uma terra grande e boa. De fato, tenho ouvido o pedido de socorro do meu povo e tenho visto como os egípcios os maltratam. Agora venha, e eu o enviarei ao rei do Egito para que você tire de lá o meu povo, os israelitas.”

006-moses-burning-bush

Então Moisés perguntou a Deus: “Quem sou eu para ir falar com o rei do Egito e tirar daquela terra o povo de Israel?”

 007 moses-burning-bush

E Deus respondeu: “ Eu estarei com você. Quando você tirar do Egito o meu povo, vocês vão me adorar neste monte, e isso será uma prova de que eu o enviei.”

Porém Moisés disse: “Quando eu for falar com os israelitas e lhes disser: “O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês”, eles vão me perguntar: “Qual é o nome dele?” Aí o que é que eu digo?”

 008-moses-burning-bush

E Deus disse: “ Eu Sou Quem Sou” e continuou: Você dirá o seguinte: “Eu Sou me enviou a vocês. 15 O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vocês. Este é o seu nome para sempre, e assim ele será lembrado por vocês em todos os tempos.”

 009-moses-burning-bush

Depois Deus disse: “Vá, reúna os líderes do povo de Israel e diga que eu, o Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, apareci a você e ordenei que lhes dissesse: “Tenho visto a sua situação e sei o que os egípcios estão fazendo com vocês. Eu resolvi tirá-los do Egito, onde estão sendo maltratados. E vou levá-los para uma terra boa e rica.”

 010-moses-burning-bush

“O meu povo ouvirá o que você vai dizer. Depois você e os líderes do povo de Israel irão falar com o rei do Egito. Digam a ele: “O Senhor, o Deus dos hebreus, apareceu a nós. Agora deixe-nos ir para o deserto, a uma distância de três dias de viagem, para oferecer sacrifícios ao Senhor, nosso Deus.” Eu sei que, se o rei do Egito não for obrigado, ele não deixará vocês irem embora. Por isso eu vou usar o meu poder e fazer coisas terríveis para castigar os egípcios. Depois disso o rei deixará que vocês saiam do Egito.”

 011-moses-burning-bush

“Eu farei com que os egípcios respeitem vocês. E, quando vocês saírem, não irão de mãos vazias. Cada mulher israelita deverá pedir às mulheres egípcias que estiverem morando na casa dela ou que sejam suas vizinhas que lhe dêem objetos de prata e de ouro e roupas com que vocês vestirão os seus filhos e as suas filhas. E assim vocês tomarão as riquezas dos egípcios.”

012-moses-burning-bush

Aí Moisés respondeu a Deus, o Senhor: “Mas os israelitas não vão acreditar em mim, nem vão dar atenção ao que eu falar e vão dizer que o Senhor não me apareceu.

Então o Senhor perguntou: “O que é isso que você tem na mão?”

Um bastão — respondeu Moisés.

Deus disse: “ Jogue-o no chão.”

 013-moses-burning-bush

Ele jogou, e o bastão virou uma cobra. E Moisés ficou com muito medo e fugiu dela. Aí o Senhor ordenou a Moisés: “Estenda a mão e pegue a cobra pelo rabo.”

 014-moses-burning-bush

Moisés estendeu a mão e pegou a cobra pelo rabo, e de novo ela virou um bastão na mão dele.

Então o Senhor disse: “Faça isso para provar aos israelitas que o Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, apareceu a você.”

 015-moses-burning-bush

E o Senhor continuou: “Agora ponha a mão no peito.” Moisés obedeceu. E, quando tirou a mão do peito, ela estava leprosa, branca como a neve.

 016-moses-burning-bush

“Ponha outra vez a mão no peito” ordenou Deus, o Senhor. Ele pôs a mão no peito novamente. E, quando a tirou, ela estava tão boa como o resto do corpo.

Então o Senhor lhe disse: “Se com o primeiro milagre os israelitas não acreditarem em você e não se convencerem, então com o segundo vão acreditar. Mas, se com esses dois milagres ainda não crerem e não quiserem ouvir o que você disser.

 017-moses-burning-bush

Então tire água do rio Nilo e derrame no chão, que ela virará sangue. 

Moisés respondeu ao Senhor: “Ó Senhor, eu nunca tive facilidade para falar, nem antes nem agora, depois que começaste a falar comigo. Quando começo a falar, eu sempre me atrapalho.”

018-moses-burning-bush

Porém o Senhor lhe disse: “Quem dá a boca ao ser humano? Quem faz com que ele seja surdo ou mudo? Quem lhe dá a vista ou faz com que fique cego? Sou eu, Deus, o Senhor. Agora vá, pois eu o ajudarei a falar e lhe direi o que deve dizer.”

 019-moses-burning-bush

Aí Moisés pediu: “ Não, Senhor. Por favor, mande outra pessoa.”

Então o Senhor ficou irritado com Moisés e disse: “Por acaso Arão, o levita, não é seu irmão? Eu sei que ele tem facilidade para falar. Além disso, ele está vindo para se encontrar com você e vai ficar contente ao vê-lo. Você falará com Arão e lhe dirá o que ele deve dizer. Eu os ajudarei a falar e direi o que vocês devem fazer. Arão falará ao povo em seu lugar. Ele será o seu representante e falará ao povo por você. E você será como Deus para ele, explicando o que ele deve dizer. Leve este bastão porque é com ele que você vai fazer os milagres.

020-moses-burning-bush

Então Moisés voltou para a casa de Jetro, o seu sogro, e disse: “Deixe que eu volte para visitar os meus parentes no Egito. Quero ver se eles ainda vivem.”

* * * * * * *

Adeus, até a próxima vez quando vamos aprender o que aconteceu para Moisés quando ele voltou para o Egipto.

Até lá, lembre-se de dizer as suas orações obedeça a sua mãe e seu pai e não se esqueça de ir para a igreja e escola dominical no próximo domingo. 

* * * * * * *

final portugues 1

PORTUGUESE

final portugues 2

* * * * * * *

 

Deixe um comentário

Categorias

