Publicado por: ccyeshuaemportugues | 22 de abril de 2015

MOISÉS FOGE DO EGITO PARA MIDIÃ – Êxodo 2

Moses flees to Midiam

A última vez aprendemos sobre como Moisés foi salvo de ser jogado no rio Nilo, em vez disso sua mãe construiu para ele uma cesta e deixou-o à beira do rio, entre os juncos, onde as mulheres egípcias tomavam banho.

 015-baby-moses

Moisés foi encontrado lá pelas empregadas da princesa do Egito e ela decidiu mantê-lo. Lembre-se que sua irmã Miriam estava observando tudo isso, e ela sugeriu a princesa que alguém amamentara e criara o menino.

 016-baby-moses

Assim, sua própria mãe Joquebede cuidou dele até que ele tinha idade suficiente para viver no palácio. E quando esse dia chegou a princesa deu-lhe um novo nome e ela o chamou de Moisés.  

Assim, em vez de ser criado como escravo como todos os outros israelitas, Moisés foi criado como um príncipe egípcio. Ele foi dado um tratamento especial, vivendo no palácio e aprendendo muitas coisas. Moisés aprendeu a língua deles comeu sua comida e usava roupas egípcias, mas ele sempre soube que ele era diferente. Ele não se parecia com os meninos egípcios. Faraó, o rei do Egito, não gostava dele tanto quanto dos outros.

001-moses-prince

Então, finalmente, um dia, a princesa lhe disse a verdade, que ela não era realmente sua mãe e que ele foi adotado, e que ele não era realmente um egípcio, ele era um israelita.

 002-moses-prince

Agora que Moisés sabia a verdade tudo mudou tudo, como é que ele conseguiria dormir à noite em sua cama macia e confortável, no palácio quando o seu povo estava trabalhando durante todo o dia, sem remuneração, e eles tinham apenas o suficiente para comer, e não tinham nenhuma esperança de serem livres?

 003-moses-prince

Então, um dia, quando Moisés tinha quarenta anos, ele saiu para visitar o seu povo e viu como os israelitas eram obrigados a fazer trabalhos pesados. Viu também um egípcio batendo num israelita e ele ficou muito bravo.

 004-moses-prince

Assim, ele esperou até que ele pensou que ninguém estava prestando atenção e, em seguida, matou o egípcio e enterrou-o na areia. 

No dia seguinte, quando Moisés saiu para visitar o seu povo mais uma vez, ele viu dois homens hebreus brigando e ele disse: “Por que você está batendo no seu companheiro?”

 006-moses-prince

Em seguida, o homem respondeu: “Quem o nomeou líder e juiz sobre nós? Quer matar-me como matou o egípcio?” Moisés teve medo e pensou: “Com certeza tudo já foi descoberto!”

 007-moses-prince

E com certeza, Faraó soube o que havia acontecido, e ele ordenou para seus guardas que fossem encontrar Moisés e prendê-lo para que ele pudesse matá-lo. 

Quando Moisés ouviu falar sobre isso, ele sabia que não tinha escolha, ele tinha que fugir do Egito. Assim ele embalou algumas de suas coisas e ele fugiu. 

Moisés não parou até que ele chegou à terra de Midiã. Ele se manteve fora da vista e esperou até que ele tinha certeza de que ele estava seguro.

 008-moses-prince

Quando Moisés chegou a Midiã, ele sentou-se ao lado de um poço. O sacerdote de Midiã tinha sete filhas que vieram como de costume para tirar água e encher os bebedouros para os rebanhos de seu pai.

 009-moses-prince

Mas alguns outros pastores se aproximaram e começaram a expulsá-las dali; Moisés, porém, veio em auxílio delas.

 010-moses-prince

E depois deu água ao rebanho.  

Quando as moças voltaram a seu pai Reuel, este lhes perguntou: “Por que voltaram tão cedo hoje?”

011-moses-prince

Elas responderam: “Um egípcio defendeu-nos dos pastores e ainda tirou água do poço para nós e deu de beber ao rebanho”.

“Onde está ele?”, perguntou o pai a elas. “Por que o deixaram lá? Convidem-no para comer conosco.”

012-moses-prince

Moisés aceitou e concordou também em morar na casa de Reuel que também era chamado Jetro. Depois de um tempo Jetro deu sua filha Zípora para ser sua esposa.

 013-moses-prince

Ele foi dado o trabalho de pastor e agora tinha uma vida nova. Logo Zípora deu à luz um menino, a quem Moisés deu o nome de Gérson, dizendo: “Sou imigrante em terra estrangeira”.

Ele esqueceu tudo sobre o Egito e os israelitas até que um dia, quarenta anos depois, algo muito assombroso aconteceu. 

* * * * * * *

Adeus, até a próxima vez quando vamos aprender o que aconteceu para Moisés nesse dia especial 40 anos depois que ele chegou em Midiã.

Até lá, lembre-se de dizer as suas orações obedeça a sua mãe e seu pai e não se esqueça de ir para a igreja e escola dominical no próximo domingo. 

* * * * * * *

final portugues 1

PORTUGUESE

final portugues 2

* * * * * * *

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: