Publicado por: ccyeshuaemportugues | 14 de maio de 2014

OS SONHOS DE JOSÉ – Gênesis 37

Joseph's dreams (p)

Jacó e sua família viveram na terra de Canaã, onde Isaac seu pai tinha vivido. Seus dois filhos mais novos eram Benjamin e José.

2

José era jovem e ele tinha 17 anos de idade. Ele estava cuidando dos rebanhos com alguns de seus irmãos.

3

Jacó, cujo nome tinha sido mudado para Israel amava mais a José do que de qualquer outro filho; por isso mandou fazer uma linda túnica de cores vivas para ele.

4

Quando os seus irmãos viram que o pai gostava mais dele do que de qualquer outro filho, o odiaram, tinham inveja dele e não eram amigos dele.

5

Um dia, José teve um sonho e quando ele contou a seus irmãos. Ele disse-lhes: “Ouça o sonho que tive. Estávamos amarrando feixes de trigo no campo. De repente o meu feixe se levantou e ficou em pé, e os seus feixes se ajuntaram ao redor do meu e se curvaram diante dele.” 

Seus irmãos lhe disseram: “Então você vai reinar sobre nós? Quer dizer que você vai nos governar?” E o odiaram ainda mais, por causa do sonho e do que tinha dito.

6

Em seguida, José teve outro sonho. Ele contou a seus irmãos. “Ouça, tive outro sonho. Desta vez, o sol e a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim.”

 7

Quando o contou ao pai e aos irmãos, o pai o repreendeu e lhe disse: “Que sonho foi esse que você teve? Será que eu, sua mãe, e seus irmãos viremos a nos curvar até o chão diante de você?”

8

Assim seus irmãos tiveram ciúmes dele; o pai, no entanto, refletia naquilo.

9
Então, um dia, os irmãos de José tinham ido cuidar dos rebanhos do pai, perto de Siquém, e Israel disse a José: “Como você sabe, seus irmãos estão cuidando dos rebanhos perto de Siquém. Quero que você vá até lá”.

“Sim, senhor”, respondeu ele.

10

“Vá ver se está tudo bem com os seus irmãos e com os rebanhos, e traga-me notícias”. Jacó o enviou quando estava no vale de Hebrom.

11

Mas José se perdeu quando se aproximava de Siquém; e  um homem o encontrou vagueando pelos campos e lhe perguntou: “Que é que você está procurando?”

Ele respondeu: “Procuro meus irmãos. Pode me dizer onde eles estão cuidando dos rebanhos?”

12

Respondeu o homem: “Eles já partiram daqui. Eu os ouvi dizer: ‘Vamos para Dotã’”.

13

Assim José foi em busca dos seus irmãos e os encontrou perto de Dotã. 1Mas eles o viram de longe e, antes que chegasse, planejaram matá-lo.

14

Lá vem aquele sonhador!”, diziam uns aos outros.  “É agora! Vamos matá-lo e jogá-lo num destes poços, e diremos que um animal selvagem o devorou. Veremos então o que será dos seus sonhos.”

15

Quando Rúben ouviu isso, tentou livrá-lo das mãos deles, dizendo: “Não lhe tiremos a vida!” E acrescentou: “Não derramem sangue. Joguem-no naquele poço no deserto, mas não toquem nele”.

16

Rúben propôs isso com a intenção de livrá-lo e levá-lo de volta ao pai.

17

Chegando José, seus irmãos lhe arrancaram a túnica longa, agarraram-no e o jogaram no poço, que estava vazio e sem água.

18

Ao se assentarem para comer, viram ao longe uma caravana de ismaelitas que vinha de Gileade. Seus camelos estavam carregados de especiarias, bálsamo e mirra, que eles levavam para o Egito.

19

Judá disse então a seus irmãos: “Que ganharemos se matarmos o nosso irmão e escondermos o seu sangue? Vamos vendê-lo aos ismaelitas. Não tocaremos nele, afinal é nosso irmão, é nosso próprio sangue”. E seus irmãos concordaram.

20

Quando os mercadores ismaelitas de Midiã se aproximaram, seus irmãos tiraram José do poço e o venderam por vinte peças de prata aos ismaelitas, que o levaram para o Egito.

21

Quando Rúben voltou ao poço e viu que José não estava lá, rasgou suas vestes e, voltando a seus irmãos, disse: “O jovem não está lá! Para onde irei agora?”

Então eles mataram um bode, mergulharam no sangue a túnica de José e a mandaram ao pai com este recado: “Achamos isto. Veja se é a túnica de teu filho”.

 22

Ele a reconheceu e disse: “É a túnica de meu filho! Um animal selvagem o devorou! José foi despedaçado!”

23

Então Jacó rasgou suas vestes, vestiu-se de pano de saco e chorou muitos dias por seu filho. Todos os seus filhos e filhas vieram consolá-lo, mas ele recusou ser consolado e continuou a chorar por ele.

24

Nesse meio tempo, no Egito, os midianitas venderam José a Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda. 

* * * * * * * 

Adeus, até a próxima vez; quando vamos aprender sobre o que aconteceu para José no Egito.

Até lá, lembre-se de dizer as suas orações obedeça a sua mamãe e papai e não se esqueça de ir para a igreja e escola dominical no próximo domingo.  

* * * * * * *

final portugues 1

PORTUGUESE

final portugues 2

* * * * * * *

 

 

 

 

 

Anúncios

Responses

  1. Gostei muito do Blog, é muito rico de informações e conteudos, estou montando a história de José com apenas figuras, e as que mais gostei, foi as que encontrei aqui. gostaria de saber se vocês tem a continuação da história(final), quando ele é prosperado e reencontra sua família.
    Um abraço e aguardo resposta.
    Márcia.

    • Vou coninuar Márcia na semana que vem. Obrigada por perguntar. Um grande abraço e até a semana que vem. Bênçãos, Helena


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: