Publicado por: ccyeshuaemportugues | 7 de maio de 2014

JACÓ PREPARA PARA ENFRENTAR ESAÚ – Gênesis 32-33

1 Jacob and Esau

Depois que Labão se foi, Jacó também deixou a região montanhosa de Gileade e foi ver seu irmão Esaú, que vivia em Edom.

2 Jacob and Esau

Esaú estava vivendo na área denominada Seir, na região montanhosa de Edom, de modo Jacó mandou mensageiros a ele. 

Ele lhes disse: “Diga isso ao meu senhor Esaú:” Teu servo Jacó diz, eu vivi com Labão todos esses anos. Tenho muitos bois, jumentos, ovelhas, e servos. Estou lhe enviando esta mensagem para pedir-lhe para nos aceitar.”

3 messengers came back

Os mensageiros voltaram a Jacó e disseram: “Fomos a teu irmão Esaú, e ele está vindo para te encontar. Ele tem 400 homens com ele.” 

Quando Jacó ouviu isso, ele estava muito assustado e preocupado. Ele dividiu as pessoas que estavam com ele e todos os rebanhos e camelos em dois grupos.

4 Jacob splits the heard

Jacó pensou: “Se Esaú vem e destrói um grupo, o outro grupo pode fugir e ser salvo.”

5 Jacob prays

Então Jacó falou com Deus e disse : “Deus de meu pai Abraão! Deus de meu pai Isaque! Senhor, você me disse para voltar ao meu país e à minha família. Você disse que você iria cuidar de mim, e Você tem sido muito gentil comigo. Você fez muitas coisas boas para mim. A primeira vez que eu viajei para o outro lado do rio Jordão, eu era dono de nada, apenas do meu cajado, mas agora possuo duas caravanas. Peço que, por favor me salve do meu irmão Esaú, porque tenho medo que ele venha nos atacar, tanto a mim como às mães e às crianças. Pois Você prometeu: ‘Esteja certo de que eu o farei prosperar e farei os seus descendentes tão numerosos como a areia do mar, que não se pode contar.”

6 Jacob prepares gifts

Depois de passar ali a noite, Jacó escolheu entre os seus rebanhos um presente para o seu irmão Esaú. Ele pegou muitas cabras, camelos, vacas e burros e disse aos seus servos para levá-los para seu irmão Esaú. 

Ele lhes disse: “Quando Esaú, meu irmão chega e pergunta, a quem pertencem estes animais? E aonde vocês estão indo? De quem vocês são servos? ” Então vocês devem responder: “Estes animais pertencem a seu servo Jacó. Ele enviou-os como um presente para você, senhor Esaú. E ele também está vindo.”

7 Jacob sends gifts to Esau

Jacó pensou: “Se eu enviar esses homens à frente com os presentes, talvez Esaú vai me perdoar e me aceitar.” Então Jacó mandou os presentes para Esaú, mas ele ficou aquela noite no acampamento.

8 River

Durante a noite, Jacó levantou-se e começou a mover as suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos para atravessar o lugar de passagem do Jaboque. E depois que ele enviou sua família através do rio, ele também enviou tudo o que ele tinha.

9 Jacob wrestles with the angel

Depois de tudo o que havia acontecido, Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer. Quando o homem viu que não poderia dominá-lo, tocou na coxa de Jacó, de forma que lhe deslocou a coxa, enquanto lutavam.  

Então o homem disse: “Deixe-me ir, pois o dia já desponta”. Mas Jacó lhe respondeu: “Não te deixarei ir, a não ser que me abençoe.” 

E o homem lhe disse: “Qual é o seu nome?” E Jacó disse: “Meu nome é Jacó.”

Então o homem disse: “Seu nome não será Jacó. Seu nome será agora Israel. Dou-lhe este nome porque você lutou com Deus e com homens e venceu.” 

Então Jacó lhe perguntou: “Por favor, me diga o seu nome.” Mas o homem disse: “Por que pergunta o meu nome? ” Então o homem abençoou Jacó naquele lugar.

10 Peniel
Então, como eles costumavam fazer quando queriam se lembrar de algo, Jacó chamado àquele lugar Peniel. Ele disse: “Neste lugar, eu vi Deus face a face, mas a minha vida foi poupada.” Então, Jacó deixou o local que ele havia chamado Peniel quando o sol nasceu e voltou para a sua família que estavam esperando por ele. Ele estava mancando por causa da sua coxa deslocada.

11 Jacob keeps the wive behind

Em breve, Jacó olhou e viu Esaú vindo com 400 homens. Então Jacó dividiu sua família em quatro grupos. Lia e seus filhos estavam em um grupo, Raquel e José estavam em um grupo, e as duas servas e seus filhos estavam em dois grupos. Jacó colocou as servas com os filhos em primeiro lugar. Então ele colocou Léia e seus filhos atrás deles, e ele colocou Raquel e José por último.

12 Jacob bows

Mas o próprio Jacó saiu diante deles. Enquanto ele estava caminhando em direção a seu irmão Esaú, ele inclinou-se à terra sete vezes.

1 Jacob and Esau

Quando Esaú viu Jacó, ele correu ao seu encontro. Ele colocou seus braços em torno de Jacó, abraçou seu pescoço, e beijou-o. Em seguida, ambos choraram. Esaú olhou e viu as mulheres e as crianças. Ele disse: “Quem são todas essas pessoas com você?”

13 Jacobs family

Jacó respondeu: “Estes são os meus servos e os filhos que Deus me deu. Deus tem sido bom para mim.” 

Em seguida, as duas criadas e os filhos com eles foram conhecer Esaú e se curvaram diante dele. Em seguida, Lia e os filhos se apresentaram a Esaú e se curvaram diante dele. E depois Raquel e José se apresentaram a Esaú e se curvaram diante dele. 

Esaú perguntou: “O que você pretende com todos os rebanhos que encontrei pelo caminho?”

14 Jacobs flocks and herds

“Ser bem recebido por ti, meu senhor”, respondeu Jacó. 

Disse, porém, Esaú: “Eu já tenho muito, meu irmão. Guarde para você o que é seu”. 

Jacó disse, “Não, eu imploro! Se você realmente me quer, por favor, aceite os presentes que estou te dando. Deus tem sido muito bom para mim. Eu tenho mais do que eu preciso.” Jacó tanto insistiu que Esaú acabou aceitando. 

Então Esaú disse: “Agora você pode continuar a sua viagem. Eu vou com você.”

15 Jacob says goodby to Esau

Mas Jacó lhe disse: “Você sabe que meus filhos são fracos. E eu preciso ter cuidado com os meus rebanhos e os animais jovens. Se eu forçá-los a andar muito longe em um dia, todos os animais vão morrer. Então você vai em frente. Vou seguir-te lentamente. Vou devagar o suficiente para o gado e outros animais estarem seguros e  prevenir que meus filhos fiquem muito cansados. Vou encontra-lo em Seir.” 

Então Esaú disse: “Então eu vou deixar alguns dos meus homens para ajudá-lo.”

16 Jacob builds house

Mas Jacó disse: “Isso é muito gentil da sua parte, mas não há necessidade de fazer isso.” Ter sido bem recebido já me foi suficiente!”Então naquele dia Esaú começou a sua viagem de volta para Seir. Mas Jacó foi para Sucote. Lá, ele construiu uma casa para si e abrigos para o seu gado. Foi por isso que o lugar recebeu o nome de Sucote. 

Agora Jacó não tem que se preocupar mais sobre seu irmão, porque eles eram amigos novamente. Deus é um Deus maravilhoso!

* * * * * * * 

Adeus, até a próxima vez; quando vamos aprender sobre os sonhos de José.

Até lá, lembre-se de dizer as suas orações obedeça a sua mamãe e papai e não se esqueça de ir para a igreja e escola dominical no próximo domingo.  

* * * * * * *

final portugues 1

PORTUGUESE

final portugues 2

* * * * * * *

 

 

Deixe um comentário

Categorias

