Publicado por: ccyeshuaemportugues | 10 de abril de 2014

LABÃO E JACÓ – Gênesis 30:25 – Capítulo 31

       006-jacob-returns         

Depois que Raquel teve José, Jacó disse a Labão: “Liberte-me de seus serviços para que eu possa voltar para minha casa, onde eu nasci.”

001-jacob-returns

Deixe que minhas esposas e filhos venham comigo e eu estarei a caminho. Você sabe quanto trabalho que eu fiz para você e quantas cabras e ovelhas você tem agora.” 

“Você me serviu bem”, disse o tio Labão. “Que você quer que eu lhe dê?”  

002-jacob-returns

“Não me dê coisa alguma”, respondeu Jacó. “Voltarei a cuidar dos seus rebanhos se você concordar com o seguinte: hoje passarei por todos os seus rebanhos e tirarei do meio deles todas as ovelhas salpicadas e pintadas, todos os cordeiros pretos e todas as cabras pintadas e salpicadas. Eles serão o meu salário.

2a goats 3

“De acordo. Seja como você disse”. Mas naquele mesmo dia Labão separou todos os bodes que tinham listras ou manchas brancas, todas as cabras que tinham pintas ou manchas brancas, e todos os cordeiros pretos e os colocou aos cuidados de seus filhos e os enviou para longe. Eu acho que ele estava tentando enganar Jacó do acordo que tinha feito com ele.

003-jacob-returns

Jacó , no entanto, continuou a cuidar do rebanho de Labão e ele teve uma idéia, que eu tenho certeza que o Senhor deve tê-lo dado. 

Jacó pegou galhos verdes de estoraque, amendoeira e plátano e neles fez listras brancas, descascando-os parcialmente e expondo assim a parte branca interna dos galhos. Depois fixou os galhos descascados junto aos bebedouros, na frente dos rebanhos, no lugar onde costumavam beber água.

Taking care of Laban's sheep

E após isso, eles tiveram os bebês que foram riscados ou salpicados ou manchados. Jacó separava os filhotes do rebanho dos demais. Assim foi formando o seu próprio rebanho que separou do de Labão, assim como haviam acordado. 

Jacó colocava os galhos nos bebedouros, em frente dos animais, fortes; mas, se os animais eram fracos, não os colocava ali. Desse modo, os animais fracos ficavam para Labão e os mais fortes para Jacó.

Spotty and stripy sheep and goats

 Assim Jacó ficou extremamente rico, tornando-se dono de grandes rebanhos e de servos e servas, camelos e jumentos. 

Depois de um tempo, Jacó percebeu que a atitude de Labão para com ele não era o que tinha sido. Isto foi provavelmente, porque os filhos de Labão estavam falando sobre como o rebanho de Jacó estava se multiplicando.

006-jacob-returns

Um dia, o Senhor disse a Jacó: “Volta para a terra de seus pais e seus parentes, e eu estarei com você.” 

Então Jacó mandou chamar Raquel e Lia para virem ao campo onde estavam os seus rebanhos, e lhes disse: “Vejo que a atitude do seu pai para comigo não é mais a mesma, mas o Deus de meu pai tem estado comigo. Vocês sabem que trabalhei para seu pai com todo o empenho, mas ele tem me feito de tolo, mudando o meu salário dez vezes. Contudo, Deus não permitiu que ele me prejudicasse. Se ele dizia: ‘As crias salpicadas serão o seu salário’, todos os rebanhos geravam filhotes salpicados; e se ele dizia: ‘As que têm listras serão o seu salário’, todos os rebanhos geravam filhotes com listras. Foi assim que Deus tirou os rebanhos de seu pai e os deu a mim.  

O Anjo de Deus me disse no sonho: ‘Jacó!’ Eu respondi: Eis-me aqui! Então ele disse: ‘Olhe e veja que todos os machos que fecundam o rebanho têm listras, são salpicados e malhados, porque tenho visto tudo o que Labão lhe fez. Sou o Deus de Betel, onde você ungiu uma coluna e me fez um voto. Saia agora desta terra e volte para a sua terra natal’ ”. 

Em seguida, Raquel e Lia respondeu: ” Então, faça o que Deus lhe disse.” 

007-jacob-returns

Então, eles empacotaram seus pertences e fugiram de Labão. Jacó colocou seus filhos e suas mulheres sobre os camelos, e ele levou todo o seu gado à sua frente, junto com todos os bens que havia acumulado em Padã-Arã, para ir à terra de Canaã, à casa de seu pai, Isaque. 

008-jacob-returns

No terceiro dia Labão foi avisado de que Jacó havia fugido. Tomando consigo os homens de sua família, perseguiu Jacó por sete dias e o alcançou nos montes de Gileade. 

Deus , porém, veio a Labão em um sonho durante a noite e o advertiu: “Cuidado! Não diga nada a Jacó, não lhe faça promessas nem ameaças”.

009-jacob-returns

Jacó tinha armado a sua tenda na região montanhosa de Gileade, e quando Labão o alcançou, ele e seus parentes acampados lá também. 

Então Labão perguntou a Jacó: “Que foi que você fez? Não só me enganou como também raptou minhas filhas como se fossem prisioneiras de guerra. Por que você me enganou, fugindo em segredo, sem avisar-me? Eu teria celebrado a sua partida com alegria e cantos, ao som dos tamborins e das harpas. Você sequer me deixou beijar meus netos e minhas filhas para despedir-me deles. Você foi insensato.

010-jacob-returns

 

Tenho poder para prejudicá-los; mas, na noite passada, o Deus do pai de vocês me advertiu: ‘Cuidado! Não diga nada a Jacó, não lhe faça promessas nem ameaças’. Agora, se você partiu porque tinha saudade da casa de seu pai, por que roubou meus deuses?”

 

011a-jacob-returns

Jacó respondeu a Labão: “Tive medo, pois pensei que você tiraria suas filhas de mim à força. Quanto aos seus deuses, quem for encontrado com eles não ficará vivo. Na presença dos nossos parentes, veja você mesmo se está aqui comigo qualquer coisa que lhe pertença, e, se estiver, leve-a de volta”. Mas Jacó não sabia que Raquel os havia roubado.

012-jacob-returns

Então Labão entrou na tenda de Jacó, e nas tendas de Lia e de suas duas servas, mas nada encontrou. Depois de sair da tenda de Lia, entrou na tenda de Raquel. Raquel tinha colocado os ídolos dentro da sela do seu camelo e estava sentada em cima. Labão vasculhou toda a tenda, mas nada encontrou.

013-jacob-returns

Jacó ficou irado e queixou-se a Labão: “Qual foi meu crime? Que pecado cometi para que você me persiga furiosamente? Você já vasculhou tudo o que me pertence. Encontrou algo que lhe pertença? Então coloque tudo aqui na frente dos meus parentes e dos seus, e que eles julguem entre nós dois. 

“Eu estive com você por 20 anos agora . Seu ovelhas e cabras tornaram-se muitas. Eu te servi bem por todos esses anos. blank p

e dez vezes você alterou o meu salário. Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão, o Temor de Isaque, não estivesse comigo, certamente você me despediria de mãos vazias. Mas Deus viu o meu sofrimento e o trabalho das minhas mãos e, na noite passada, ele manifestou a sua decisão”.

Labão respondeu a Jacó: “As mulheres são minhas filhas, os filhos são meus, os rebanhos são meus. Tudo o que você vê é meu. Que posso fazer por essas minhas filhas ou pelos filhos que delas nasceram? Façamos agora, eu e você, um acordo que sirva de testemunho entre nós dois”.

014-jacob-returns

Então Jacó tomou uma pedra e a colocou em pé como coluna. E disse aos seus parentes: “Juntem algumas pedras”. Eles apanharam pedras e as amontoaram. Labão disse: “Este monte de pedras é uma testemunha entre mim e você, no dia de hoje”. Por isso foi chamado Galeede. Foi também chamado Mispá, porque ele declarou: “Que o Senhor nos vigie, a mim e a você, quando estivermos separados um do outro. Se você maltratar minhas filhas ou menosprezá-las, tomando outras mulheres além delas, ainda que ninguém saiba, lembre-se de que Deus é testemunha entre mim e você”.

Labão disse ainda a Jacó : ” Aqui estão este monte de pedras e esta coluna que coloquei entre mim e você. São testemunhas de que não passarei para o lado de lá para prejudicá-lo, nem você passará para o lado de cá para prejudicar-me.  Que o Deus de Abraão, o Deus de Naor, o Deus do pai deles,  julgue entre nós”.

Então Jacó fez um juramento em nome do Temor de seu pai Isaque. Ofereceu um sacrifício no monte e chamou os parentes que lá estavam para uma refeição. Depois de comerem, passaram a noite ali.

015-jacob-returns

Na manhã seguinte, Labão beijou seus netos e suas filhas e os abençoou, e depois voltou para a sua terra.

* * * * * * *

Adeus, até a próxima vez; quando vamos aprender sobre o que aconteceu quando Jacó luta com Deus. 

Até lá, lembre-se de dizer as suas orações obedeça a sua mamãe e papai e não se esqueça de ir para a igreja e escola dominical no próximo domingo.  

* * * * * * *

final portugues 1

PORTUGUESE

final portugues 2

* * * * * * *

Deixe um comentário

Categorias

