Publicado por: ccyeshuaemportugues | 2 de abril de 2014

OS FILHOS DE JACÓ – Gênesis 29:31 – 30:24

Os filhos de Jacó

Deus viu que Jacó amava Raquel mais do que Lia. Mas Deus amou tanto Lia como Raquel e não era culpa de Lia que seu pai Labão tinha dado a ela em casamento a Jacó primeiro. ??????????????

Então Deus abençoou Lia e logo ela estava esperando um bebê. Lia estava muito feliz e pensou que agora Jacó iria amá-la mais. 

O tempo passou e chegou o dia em que Jacó tornou-se pai de um lindo menino. Este foi seu primeiro ??????????????filho e Lia o chamou de Ruben. Naquela época o nome de pessoas tinham um significado e, Ruben, significa: “O Senhor viu a minha infelicidade”. 

Raquel queria filhos, mas não tinha. Ela teve o mesmo problema que sua tia Rebeca e sua avó Sarah tinham. Você se lembra? ??????????????

Mesmo depois do primeiro bebê, Jacó continuava amando a Raquel mais do que Lia, então Lia orou: “Querido Deus, se eu tivesse um outro bebê, talvez Jacó me amará, então, por favor, ouve a minha oração, e responde-me.” 

E Deus ouviu sua oração, e ela teve outro filho. Ela o chamou de Simeão, que significa “Deus ouve”. 

??????????????Mesmo assim, Jacó não a amava mais. Então, ela teve outro menino que ela chamou Levi. Isso significa “apegado”. Agora, finalmente, meu marido se apegará a mim, porque já lhe dei três filhos, pensou ela. 

E depois de um tempo, ela teve outro filho. Ela louvou a Deus pela Sua bondade para ela, e lhe chamou Judá, que significa “Louvado seja Deus!” ??????????????

Qual significança tem o nome de Judá na Bíblia? É a partir dos descendentes de Judá de onde Jesus viria à terra muitos, muitos anos mais tarde. Assim Judá tinha um nome muito apropriado. Louvado seja o Senhor! 

O tempo estava passando e Raquel ainda não foi capaz de dar filhos a Jacó. 

Ela estava ficando com muita inveja da irmã que sempre estava acariciando e brincando com seus bebês e ela estava também ficando com ciumes porque Jacó estava passando mais e mais tempo com Lia e seus filhos. Ela estava ficando com medo de que Jacó iria parar de amá-la. 

??????????????Então, um dia, ela ficou muito irritada e disse a Jacó: “Dê-me filhos, ou eu vou morrer.” Bem Jacó ficou irritado também, e lhe disse: “Por acaso estou no lugar de Deus, que a impediu de ter filhos?” 

Raquel, porém, estava desesperada, então ela disse: “Então se case com a minha serva, e tenha um bebê para mim por ela.” E assim Jacó se casou com a serva de Raquel, e logo eles tiveram um filho. ??????????????

Já que sua serva Bila pertencia a Raquel, ela agora tinha um bebê que era como se fosse seu. Então ela chamou o bebê de Dã, que significava: “Deus me fez justiça.” 

??????????????Algum tempo se passou e Bila teve outro bebê. Raquel disse: “Agora eu estou começando a ganhar esta luta com a minha irmã!” Ela chamou o seu novo filho Naftali, que significa “A luta que venci”. 

Parecia que Raquel e Lia estavam numa competição. Elas estavam tentando ver quem poderia ter a maioria de bebês, para ver quem Jacó amaría mais. 

Agora Lia era a qual estava observando Raquel brincando com o novo bebê. E Jacó estava passando mais tempo com Raquel novamente. Lia?????????????? também viu o quão feliz Jacó estava. 

Então ela disse a Jacó: “Você pode se casar com a minha serva Zilpa e ter ainda mais filhos com ela!” 

??????????????“Tudo bem”, disse Jacó.  

E logo Jacó teve outro filho. E Lia o chamou de Gade, o que significa: “Que grande sorte!” 

Em breve, Zipa teve outro bebê. Então Lia exclamou: “Como sou feliz! As mulheres dirão que?????????????? sou feliz”. Por isso lhe deu o nome de Aser. 

Agora, Jacó era um pai orgulhoso de 8 meninos! Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade e Aser. 

Era a época da colheita, e o filho de Lia Rúben saiu para os campos e encontrou algumas mandrágoras que ele trouxe à sua mãe Lia. Raquel amava mandrágoras então ela disse a Lia: “Por favor, me dê algumas das mandrágoras do teu filho.” “Não é o suficiente para que você esteije tentando roubar o meu marido, ??????????????agora você quer mandrágoras do meu filho também?” 

Raquel disse a Lia: “Se você me deixar ter algumas mandrágoras, você pode passar a noite com Jacó, e talvez você será capaz de ter outro bebê.” 

E assim naquela noite Lia e Jacó estavam juntos, e ??????????????Deus os abençoou. Eles tiveram um outro bebê. “Deus me recompensou com outra criança”, disse Lia, e ela chamou o bebê Issacar, que significa “recompensa”. 

Lia teve um outro bebê depois de Isaacar! Foi seu sexto filho. “Que presente maravilhoso que Deus me deu!”, Disse ela, então ela chamou o bebê Zebulom, que significa, “um presente precioso.” 

??????????????Algum tempo depois, ela deu à luz a uma menina a quem chamou Diná. 

Depois de todo esse tempo Raquel ainda não tinha um?????????????? bebê que era dela, e estou certa de que Raquel estava orando e que Deus a ouviu, pois Ele não tinha se esquecido de Raquel. E assim Ele a abençoou e finalmente ela teve um bebê. Raquel chamou o seu novo bebê de José, que significa: “Deus tirou minha humilhação.” 

Jacó agora era o pai de doze filhos: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, Diná, e José. 

Como veremos um pouco mais tarde, José vai mudar suas vidas para sempre. 

* * * * * * * 

Adeus, até a próxima vez, quando vamos aprender sobre o que aconteceu entre Jacó e Labão.

Até lá, lembre-se de dizer as suas orações obedeça a sua mamãe e papai e não se esqueça de ir para a igreja e escola dominical no próximo domingo.  

* * * * * * *

final portugues 1

PORTUGUESE

final portugues 2

* * * * * * *

 

Deixe um comentário

Categorias

