Publicado por: ccyeshuaemportugues | 22 de fevereiro de 2014

UMA ESPOSA PARA ISAQUE – Gênesis 24

14 Rebekah marries Isaac

Abraão viveu para ser um homem muito velho. O Senhor o abençoou em tudo que ele fez, porque ele era obediente ao Senhor. Sua esposa Sarah tinha morrido e ele tinha a enterrado na cova de Macpela.

   1 Sarah's tomb

Um dia, Abraão chamou seu servo mais antigo que estava no comando de tudo o que possuía e lhe disse: “Prometa-me perante o Senhor, o Deus do céu e da terra, que não irá permitir que o meu filho Isaque se case com uma moça de Canaã. Vivemos entre essas pessoas, mas não deixe que ele se case com uma moça cananéia. Eu quero que você volte para o meu país, ao meu próprio povo, para encontrar uma mulher para meu filho Isaque e quando você a encontrar a traga aqui para ele.”

2 Abraham and Servant

Então, o seu servo lhe perguntou: “Talvez essa mulher não vai querer voltar comigo para esta terra. Se isso acontecer, eu devo levar Isaque comigo para sua terra natal? “ 

Abraão lhe disse: “Não, não leve Isaque para aquele lugar, porque Deus prometeu que essa nova terra pertence a minha família e todos os meus descendentes. Ele enviará o seu anjo adiante de você para que de lá traga uma mulher para meu filho. Se a mulher não quiser vir, você estará livre do juramento. Mas não leve o meu filho de volta para lá.”

 3 Abrahma and Servant

Assim, ele prometeu a Abraão que ele iria fazer o melhor possível para encontrar uma esposa para Isaque e ele começou a se preparar para sua viagem.

4 Map for Servant

Ele pegou dez camelos de Abraão e levou alguns homens com ele e seguiu o seu caminho para a Mesopotâmia, à cidade de Naor. Ele também levou consigo muitos tipos diferentes de presentes.

5 Servant at the well

Depois de uma longa viagem, ele chegou ao seu destino. Ao cair da tarde, quando as mulheres saem para buscar água, ele foi para perto da fonte e ele fez os camelos se ajoelharem junto à fonte que ficava fora da cidade, e ele esperou.

6 Servant praying

Em seguida, ele falou com o Senhor em oração e disse: “Senhor, Deus do meu senhor Abraão, dá-me neste dia bom êxito e seja bondoso com o meu senhor Abraão. Ajude-me a encontrar uma esposa para seu filho Isaque. Estou aqui ao lado desta fonte, e as jovens do povo desta cidade estão vindo para tirar água. Eu vou dizer a um delas, ‘Por favor coloque o seu cântaro no chão para que eu possa beber.’ Concede que a jovem a quem eu disser: Por favor, incline o seu cântaro e dê-me de beber, e ela me responder: ‘Bebe. Também darei água aos teus camelos’, seja essa a que escolheste para teu servo Isaque.”

7 Rebekah with pot of water

O Senhor ouviu a sua oração sincera e antes que ele terminasse de orar, surgiu Rebeca, filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, trazendo no ombro o seu cântaro. A jovem era muito bonita e ele correu para ela e disse: “Por favor, dê-me um pouco de água do seu cântaro”.

8 Rebekah gives water

Então Rebeca disse:  “Beba, meu senhor”, e tirou rapidamente dos ombros o cântaro e o serviu. Depois que lhe deu de beber, disse: “Tirarei água também para os seus camelos até saciá-los”. Assim ela esvaziou depressa seu cântaro no bebedouro e correu de volta ao poço para tirar mais água para todos os camelos. Sem dizer nada, o homem a observava atentamente para saber se o Senhor tinha ou não coroado de êxito a sua missão.  

Quando os camelos acabaram de beber, o homem deu à jovem um pendente de ouro e duas pulseiras de ouro e perguntou: “De quem você é filha? Diga-me, por favor, se há lugar na casa de seu pai para eu e meus companheiros passarmos a noite”.

9 Servant asks Rebekah

Sou filha de Betuel, o filho que Milca deu a Naor”, respondeu ela; e acrescentou: “Temos bastante palha e forragem, e também temos lugar para vocês passarem a noite”.

Então o homem curvou-se em adoração ao Senhor, dizendo: “Bendito seja o Senhor, o Deus do meu senhor Abraão, que não retirou sua bondade e sua fidelidade do meu senhor. Quanto a mim, o Senhor me conduziu na jornada até a casa dos parentes do meu senhor”.

A jovem correu para casa e contou tudo à família. Rebeca tinha um irmão chamado Labão e ele saiu apressado ao poço para conhecer o homem, pois tinha visto o pendente e as pulseiras no braço de sua irmã, e ouviu Rebeca contar o que o homem lhe disse. Saiu, pois, e foi encontrá-lo parado junto à fonte, ao lado dos camelos. E disse: “Venha, bendito do Senhor! Por que ficar aí fora? Já arrumei a casa e um lugar para os camelos”.

10 Servant and Laban

Assim o homem dirigiu-se à casa, e os camelos foram descarregados. Deram palha e forragem aos camelos, e água ao homem e aos que estavam com ele para lavarem os pés. Depois lhe trouxeram comida, mas ele disse: “Não comerei enquanto não disser o que tenho para dizer”.

Disse Labão: “Então fale”.

11 Telling the story

E ele disse: “Sou servo de Abraão. O Senhor o abençoou muito, e ele se tornou muito rico. Deu-lhe ovelhas e bois, prata e ouro, servos e servas, camelos e jumentos. Sara, mulher do meu senhor, na velhice lhe deu um filho, que é o herdeiro de tudo o que Abraão possui. E meu senhor fez-me jurar, dizendo: ‘Você não buscará mulher para meu filho entre as filhas dos cananeus, em cuja terra estou vivendo, mas irá à família de meu pai, ao meu próprio clã, buscar uma mulher para meu filho’.

 “Então perguntei a meu senhor: E se a mulher não quiser me acompanhar? “Ele respondeu: ‘O Senhor, a quem tenho servido, enviará seu anjo com você e coroará de êxito a sua missão, para que você traga para meu filho uma mulher do meu próprio clã, da família de meu pai. Quando chegar aos meus parentes, você estará livre do juramento se eles se recusarem a entregá-la a você. Só então você estará livre do juramento’.

Então ele contou o que tinha acontecido quando ele conheceu Rebeca. Quando terminou, ele disse: “Agora, se quiserem mostrar fidelidade e bondade a meu senhor, digam-me; e, se não quiserem, digam-me também, para que eu decida o que fazer”.

12 Rebekah

Labão e Betuel responderam: “Isso vem do Senhor; nada lhe podemos dizer, nem a favor, nem contra. Aqui está Rebeca; leve-a com você e que ela se torne a mulher do filho do seu senhor, como disse o Senhor”.

Quando o servo de Abraão ouviu o que disseram, curvou-se até o chão diante do Senhor. Então o servo deu jóias de ouro e de prata e vestidos a Rebeca; deu também presentes valiosos ao irmão dela e à sua mãe. Depois ele e os homens que o acompanhavam comeram, beberam e ali passaram a noite.

Ao se levantarem na manhã seguinte, ele disse: “Deixem-me voltar ao meu senhor”. Mas o irmão e a mãe dela responderam: “Deixe a jovem ficar mais uns dez dias conosco; então você poderá partir”. Mas ele disse: “Não me detenham, agora que o Senhor coroou de êxito a minha missão. Vamos despedir-nos, e voltarei ao meu senhor”.

Então lhe disseram: “Vamos chamar a jovem e ver o que ela diz”. Chamaram Rebeca e lhe perguntaram: “Você quer ir com este homem?” “Sim, quero”, respondeu ela.

13 Rebekah goes to Isaac

Despediram-se, pois, de sua irmã Rebeca, de sua ama, do servo de Abraão e dos que o acompanhavam. E abençoaram Rebeca.  Então Rebeca e suas servas se aprontaram, montaram seus camelos e partiram com o homem. E assim o servo partiu levando Rebeca.

Isaque certa tarde, saiu ao campo para meditar. Ao erguer os olhos, viu que se aproximavam camelos. Rebeca também ergueu os olhos e viu Isaque. Ela desceu do camelo e perguntou ao servo: “Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro?” “É meu senhor”, respondeu o servo. Então ela se cobriu com o véu.

14 Rebekah marries Isaac

Quando Isaque chegou, o servo disse-lhe tudo o que tinha acontecido. Então Isaac cumprimentou Rebeca e levou-a para a tenda de sua mãe. Isaque e Rebeca se casaram naquele mesmo dia e ele a amou muito.

* * * * * * *

Adeus, até a próxima vez, quando vamos aprender sobre  meninos gêmeos, Esaú e Jacó

Até lá, lembre-se de dizer as suas orações obedeça a sua mamãe e papai e não se esqueça de ir para a igreja e escola dominical no próximo domingo. 

* * * * * * *

final portugues 1

PORTUGUESE

final portugues 2

* * * * * * *

Responses

  1. Achei lindo e tudo resumido para ajudar obrigada


Deixe um comentário

Categorias

