Publicado por: ccyeshuaemportugues | 7 de fevereiro de 2014

SODOMA E GOMORRA – Gênesis 18:16 – 19:29

0A Sodoma & Gomorra PVocê se lembra há muito tempo atras, quando Ló e Abraão seguiram caminhos separados? Bem, Ló foi viver na cidade de Sodoma. Havia uma outra cidade bem perto que era chamada Gomorra.

 

As pessoas que viviam em Sodoma e Gomorra não queriam saber nada de Deus e não se importavam em fazer o que era certo. Na verdade, eles eram muito maus e gostavam de fazer coisas terríveis. Eles gostavam de prejudicar todos que podiam.

 No entanto, apesar de Ló viver em Sodoma, ele se preocupava com Deus, mas ele também queria conforto, dinheiro e reconhecimento.

 

Infelizmente, as coisas em Sodoma e Gomorra eram tão más e ruim que Deus decidiu destruir todas as pessoas e as coisas horríveis que estavam acontecendo lá. 

Você se lembra dos três homens que visitaram Abraão e lhe disseram que ele ia ter um filho?

 

Quando os anjos foram embora, Deus ficou com Abraão e quando Ele olhou para as cidades de Sodoma e Gomorra do alto do morro, Ele sabia que era hora de destruir as pessoas más e também as suas cidades. Porque Deus é Santo, Ele precisa julgar e destruir as pessoas más por seus pecados. 

Deus não escondeu nada de Abraão e Ele disse a Abraão o que Ele estava prestes a fazer.

2 sodom

 Abraão ficou chocado e depois de pensar ele perguntou a Deus: “Exterminarás o justo com o ímpio?  E se houver cinqüenta justos na cidade? Ainda a destruirás e não pouparás o lugar por amor aos cinqüenta justos que nele estão?” 

Então Deus disse: “Se eu encontrar cinqüenta justos em Sodoma, pouparei a cidade toda por amor a eles.”

3 sodom

E Abraão tornou a falar: “Sei que já fui muito ousado ao ponto de falar ao Senhor mas gostaria de fazer mais uma pergunta: E se faltarem cinco para completar os cinqüenta justos? Destruirás a cidade por causa dos cinco?”

E Deus respondeu: “Se encontrar ali quarenta e cinco, não a destruirei”.

 “E se encontrares apenas quarenta?”, insistiu Abraão.

Ele respondeu: “Por amor aos quarenta não a destruirei”.

4 sodom

Então continuou Abraão: “Não te ires, Senhor, mas permite-me falar. E se apenas trinta forem encontrados ali?”

E Deus respondeu: “Se encontrar trinta, não a destruirei”.

Prosseguiu Abraão: “Agora que já fui tão ousado falando ao Senhor, pergunto: E se apenas vinte forem encontrados ali?”

Ele respondeu: “Por amor aos vinte não a destruirei”.

Então Abraão disse: “Não te ires, Senhor, mas permite-me falar só mais uma vez. E se apenas dez forem encontrados?”

5 sodom

Ele respondeu: “Por amor aos dez não a destruirei”.

Tendo acabado de falar com Abraão, o Senhor partiu, e Abraão voltou para casa.

6 sodom

Os dois anjos chegaram a Sodoma ao anoitecer, e Ló estava sentado à porta da cidade.  

Lembre-se que os anjos pareciam homens comuns.

 7 -sodom-

Quando os viu, levantou-se e foi recebê-los. Prostrou-se, rosto em terra, e disse: “Por favor, venham a minha casa e jantem com a gente e passem a noite.” 

Os anjos disseram: “Não. Nós vamos passar a noite na praça da cidade.” 

Mas Ló insistiu dizendo: “Não, por favor, venham e fiquem com nós.” Pois Ló sabia o quão mal as pessoas de Sodoma eram, e que eles iriam tentar ferir os anjos se eles passem a noite na praça.

 8 sodom

Assim, os anjos aceitaram e foram à casa de Ló. Eles lavaram as mãos e os pés, enquanto a esposa de Ló fez o jantar para eles.

Mais tarde naquela noite, quando eles estavam prontos para ir para a cama, o povo de Sodoma começou a cercar a casa de Ló.

 9 sodom

“Ló! Onde estão os homens que vieram à sua casa esta noite? Gritaram de fora da porta. “Traga-os para nós aqui fora para que possamos molestá-los.” 

Ló saiu da casa, fechou a porta atrás de si e lhes disse: “Não, meus amigos! Não façam essa perversidade! Por favor, vão embora e nos deixe em paz.”

 10 sodom

 “Saia da frente!”, gritaram. Então empurraram Ló com violência e avançaram para arrombar a porta. Nisso, os dois visitantes agarraram Ló, o puxaram para dentro e fecharam a porta.   

Depois feriram de cegueira os homens que estavam à porta da casa, dos mais jovens aos mais velhos, de maneira que não conseguiam encontrar a porta.

11 sodom

Os dois homens perguntaram a Ló: “Você tem mais alguém na cidade: genros, filhos ou filhas, ou qualquer outro parente? Tire-os daqui, porque estamos para destruir este lugar. As acusações feitas ao Senhor contra este povo são tantas que Ele nos enviou para destruir a cidade”.

Então Ló foi falar com seus genros, os quais iam casar-se com suas filhas, e lhes disse: “Saiam imediatamente deste lugar, porque o Senhor está para destruir a cidade!” Mas eles pensaram que ele estava brincando.

13 sodom

Ao raiar do dia, os anjos insistiam com Ló, dizendo: “Depressa! Leve daqui sua mulher e suas duas filhas, ou vocês também serão mortos quando a cidade for castigada”.

Mas Ló estava com tanto medo que não podia se mover  e hesitou, então os homens o agarraram pela mão, como também a mulher e as duas filhas, e os tiraram dali à força e os deixaram fora da cidade, porque o Senhor teve misericórdia deles.

14 sodom

Assim que os tiraram da cidade, um deles disse a Ló: “Fuja por amor à vida! Não olhe para trás e não pare em lugar nenhum da planície! Fuja para as montanhas, ou você será morto!”

15 sodom

Então o Senhor, o próprio Senhor, fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra. Assim Ele destruiu aquelas cidades e toda a planície, com todos os habitantes das cidades e a vegetação.

 16 sodom

Mas a mulher de Ló não obedeceu e olhou para trás, embora os anjos haviam advertido para não olhar para trás e ela se transformou numa estátua de sal.

Na manhã seguinte, Abraão se levantou e voltou ao lugar onde tinha estado diante do Senhor.

 17 sodom

E olhou para Sodoma e Gomorra, para toda a planície, e viu uma densa fumaça subindo da terra, como fumaça de uma fornalha.

E assim Deus arrasou as cidades de Sodoma e Gomorra pelo seu pecado. Mas Deus salvou Ló e suas duas filhas.

O pecado é uma coisa muito terrível, e, mais  cedo ou mais tarde, se a gente não se comporta, teremos de responder a Deus também. 

* * * * * * *

Adeus, até a próxima vez , quando vamos aprender mais sobre Isaac e como ele está crescendo. 

Até lá, lembre-se de dizer as suas orações obedeça a sua mamãe e papai e não se esqueça de ir para a igreja e escola dominical no próximo domingo. 

* * * * * * *

final portugues 1

PORTUGUESE

final portugues 2

* * * * * * *

Anúncios

Responses

  1. Gostei muito! Vou utilizar na escola bíblica da minha igreja essas imagens! Parabéns e que Deus os abençoe!

    • Que bom Matheus. Toda a gloria e honra são para o nosso Senhor. Bênçãos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: