Publicado por: ccyeshuaemportugues | 23 de janeiro de 2014

ABRĂO, SARAI, HAGAR E ISMAEL – Gênesis 16 – 17

6 Hagar has a son

Deus havia prometido a Abrão que ele seria o pai de uma grande nação. Lembre-se da noite estrelada que lemos na última vez? Deus disse a Abrão que apartir dele haveriam muitos filhos, tantos como haviam estrelas no céu.

 1 starry night

Mas alguns anos mais passaram, e Abrão ainda não tinha filhos.

Sarai estava preocupado que Abrão não teria filhos, porque ela era velha, e então ela disse a Abrão: “Talvez você deve ter seus filhos com a minha serva Hagar. Ela é mais jovem do que eu, e talvez ela é com a qual você é suposto de ter os nossos filhos e teremos uma família por ela.”

 2-hagar

Isso não era o plano de Deus, mas o plano de Deus parecia impossível para Sarai mas o plano dela fazia sentido. Então Abrão concordou com Sarai. Sarai se recusou a confiar no amor e nas promessas de Deus, ela se rebelou contra o Seu plano perfeito para ela e a vida de Abrão. 

Assim que Hagar ficou grávida com o primeiro filho de Abrão, houve problemas entre Sarai e Hagar. O problema ficou tão ruim, que, finalmente, Hagar fugiu.

 3 Hagar at the spring

Quando Hagar finalmente chegou a uma fonte de água fresca no meio do deserto ela se sentou ali e começou a chorar. Ela não viu que havia um anjo do Senhor lá. “Onde você está indo?” O anjo do Senhor perguntou a Hagar. “Eu estou fugindo,” ela respondeu.

 4 Angel of the Lord

“Volte à sua senhora e sujeite-se a ela”. Eu prometo que a partir de você virá tantas crianças que ninguém será capaz de contá-los. Você vai ter um filho e você vai chamá-lo de Ismael, que significa “Deus ouve “, porque Deus ouviu você chorar.”

Quando o anjo a deixou, Hagar estava tão surpresa, ela nem sabia o nome dele, e assim ela o chamou: “Tu és o Deus que me vê.” E a partir de então, a fonte onde ela falou com o anjo do Senhor foi chamada de “a fonte Daquele que vive e me vê.”

 5 Returned & obeyed Sarai

Hagar voltou para sua casa e ela obedeceu a Sarai.

 6 Hagar has a son

Depois de um tempo, ela teve um filho, e o chamou Ismael, assim como o anjo do Senhor lhe havia dito. Abrão tinha 86 anos quando Ismael nasceu. 

Mais anos se passaram, e Abrão e Sarai ainda não tinham filhos. 

Abrão tinha 99 anos quando Deus apareceu para ele novamente.

 7 God appears to Abraham again

Deus lhe disse: “Eu sou o Deus Todo-Poderoso! Obedeça-me e sempre faça o que é certo! E eu vou manter meu acordo entre mim e você. Vou dar-lhe muitos filhos.”

Abrão prostrou-se, rosto em terra.

8 Abram face in sand 

E Deus disse a Abrão: “Você será o pai de muitas nações. Não será mais chamado Abrão; seu nome será Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações.”

 9 Many nations

E assim Deus fez uma aliança com Abraão. Você sabe o que é uma aliança? É quando duas pessoas fazem uma promessa entre si e é muito importante para manter este acordo. 

Deus disse a Abraão: “Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.” 

Deus disse: “Toda a terra de Canaã, onde agora você é estrangeiro, darei como propriedade perpétua a você e a seus descendentes; e serei o Deus deles.”

 10 Canaan

Você sabia que é por isso que a terra de Canaã é chamada “a Terra Prometida?” Porque, é a terra que Deus prometeu a Abraão e aos seus filhos. 

E então Deus disse: “Você deve concordar em manter essa aliança comigo. Você deve concordar em me honrar e me obedecer. E então Deus disse: “De agora em diante sua mulher já não se chamará Sarai; seu nome será Sara, que significa “princesa.” Vou abençoá-la. Ela terá um filho, e ela se tornará a mãe de nações e reis.” 

Bem, Sara tinha quase 90 anos de idade, e quando Abraão ouviu isso ele riu. 

Abraão riu e disse, como é que Sara pode ter filhos? Ela é muito velha! Ele pensou por um momento e então ele pediu a Deus: “E o meu filho Ismael, a minha família não pode vir dele.”

 11 How about Ishmael

“Não, disse Deus, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe chamará Isaque. Com ele estabelecerei a minha aliança, que será aliança eterna para os seus futuros descendentes. E no caso de Ismael, levarei em conta o seu pedido. Também o abençoarei; eu o farei prolífero e multiplicarei muito a sua descendência.”

Deus saiu da presencia de Abrãao, e nesse mesmo dia Abraão fez o que Deus lhe havia dito para fazer. 

*******

Adeus, até à próxima vez, quando vamos aprender um pouco mais sobre Abraão.

Até lá, lembre-se de dizer as suas orações obedeça a sua mamãe e papai e não se esqueça de ir para a igreja e escola dominical no próximo domingo. 

*******

final portugues 1

PORTUGUESE

final portugues 2

* * * * * * *

Responses

  1. OLÁ, ME CHAMO SÍLVIA, SOU GAÚCHA, DE CANOAS/RS. ESTAVA PESQUISANDO SOBRE HAGAR E ISMAEL, ENCONTREI NESTE SITE UMA ESTÓRIA (E NÃO HISTÓRIA) QUE CONTA DE HAGAR TER FUGIU DE SARA MAS QUE DEPOIS VOLTOU SEGUNDO A ORDEM DO ANJO NO DESERTO E SE SUJEITOU Á SUA SENHORA, MAS NA BÍBLIA DIZ QUE HAGAR, A PEDIDO DE SUA SENHORA FOI MANDADA EMBORA COM O FILHO ISMAEL, JÁ JOVENZINHO, E AO VAGAR PELO DESERTO JÁ SEM ÁGUA E PÃO, O ANJO DO SENHOR FALOU COM ELA, CREIO QUE VOCÊS ERRARAM…

    • Olá Silvia, a minha Biblia ensina em Gênisis 16:4-10 que Hagar:
      Quando se viu grávida, começou a olhar com desprezo para a sua senhora. 5 Então Sarai disse a Abrão: “Caia sobre você a afronta que venho sofrendo. Coloquei minha serva em seus braços e, agora que ela sabe que engravidou, despreza-me. Que o Senhor seja o juiz entre mim e você”.

      6 Respondeu Abrão a Sarai: “Sua serva está em suas mãos. Faça com ela o que achar melhor”. Então Sarai tanto maltratou Hagar que esta acabou fugindo.

      7 O Anjo do Senhor encontrou Hagar perto de uma fonte no deserto, no caminho de Sur, 8 e perguntou-lhe: “Hagar, serva de Sarai, de onde você vem? Para onde vai?”

      Respondeu ela: “Estou fugindo de Sarai, a minha senhora”.

      9 Disse-lhe então o Anjo do Senhor: “Volte à sua senhora e sujeite-se a ela”. 10 Disse mais o Anjo: “Multiplicarei tanto os seus descendentes que ninguém os poderá contar”.


Deixe um comentário

Categorias

